Bolgheri

Bolgheri é uma região pequena, que dá origem a vinhos de grande importância. Localizada mais exatamente na província de Livorno, a alguns quilômetros ao sul de Pisa e próxima à costa do mar mediterrâneo, o lugar nem sempre foi sinônimo de bons vinhos.

Antigos moradores da região diziam que, com suas características climáticas, não era possível produzir vinhos de qualidade. O local surpreendeu a todos pois, hoje em dia, encontra-se em Bolgheri vinhos de alta qualidade, merecedores da classificação DOC – Denominazione di Origine Controllata.

Foi em 1968, a partir do vinho Sassicaia, que Bolgheri começou a chamar a atenção dos enólogos e degustadores de plantão, por produzir vinhos fabricados unicamente a partir da uva Cabernet Sauvignon.

Dez anos mais tarde, o apelido de “supertoscanos” foi dado pela imprensa internacional aos vinhos elaborados em Bolgheri com uvas de outras regiões, como Cabernet Sauvignon e Merlot. Ao lado destas, as variedades autorizadas na região são Sangiovese, Cabernet Franc, Syrah e Petit Verdot.

Para receber a denominação DOC, os vinhos tintos precisam ser elaborados sempre em cortes, ou seja, com mais de um tipo de uva. Porém, o sucesso de vinhos como Masseto e Messorio (elaborados com 100% da uva Merlot) tem aumentado a possibilidade de inclui-los no DOC, mesmo sendo monovarietais.

Os vinhos rosé são o destaque da região, incluídos no DOC desde 1970, a partir do Rosé de Bolgheri, e são produzidos em sua maioria a partir de uvas Sangiovese e Malvasia Nera.

A principal uva utilizada na produção do vinho branco de Bolgheri é a Vermentino, acompanhada de espécimes menos famosas como Sauvignon Blanc e Viognier.

Por Sonoma Brasil

Conheça nossos vinhos


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário