Chianti

Chianti é um tipo de vinho tinto fabricado na região de Toscana, na Itália, mais precisamente em Siena e Florença.

Em 1932 foram estabelecidas, através do Denominazione di Origine Controlata, sete zonas produtoras do vinho Chianti, sendo a região de Chianti Clássico a mais famosa.

Trata-se de um tinto seco com notas frutadas, sobretudo de cereja, que faz bastante sucesso por ser mais leve. Justamente por essa características, o vinho Chianti é mais fácil de ser harmonizado com pratos mais delicados.

Para a produção do Chianti, a casta Sangiovese é a que predomina, oferecendo aromas frutados, sabor levemente picante e acidez marcante. Também são utilizadas no corte a uva tinta Canaiolo, bem como as castas brancas Malvásia e Trebbiano.

Por curiosidade, uma lenda envolve a história do vinho Chianti. Diz-se que durante o século XVII a denominação de origem da famosa bebida foi estabelecida através de uma disputa entre dois cavaleiros de Siena e Florença, que debatiam questões sobre delimitação de fronteiras, na época.

A disputa consistia numa corrida que deveria ser iniciada assim que o galo cantasse em ambas as regiões. O local em que os cavaleiros se encontrassem representaria a delimitação da fronteira.

Siena escolheu um galo bem alimentado, enquanto Florença optou por um galo fraco e mal alimentado, que foi o primeiro a cantar.

Dessa forma, o cavaleiro da região iniciou a prova mais cedo e conseguiu uma boa vantagem em relação ao de Siena.

Além de ter conquistado maior território, Florença também levou a exclusividade do nome Chianti. Além disso, o galo negro da disputa estampa garrafas do Chianti Clássico até hoje.

Por Sonoma Brasil

Conheça nossos vinhos italianos


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário