7 dicas para se livrar dos acidentes com vinho

7 Dicas Para Se Livrar Dos Acidentes Com Vinho

Dicas Para Se Livrar Dos Acidentes Com Vinho

O que fazer quando a rolha quebra, o vinho mancha a roupa, na hora do brinde lembra que não gelou o espumante?

Nós já passamos por todos esses acidentes com vinho e muitos outros.

Pensando nisso, preparamos dicas para que você saiba sair dessas ciladas quando alguma delas acontecer.

Manchou! Iiih…

Bateu a mão na taça e derrubou vinho na toalha novinha? O amigo esbarrou e derrubou em você? Logo vem a preocupação: “iiih, manchou!”. Calma.

O que fazer: Imediatamente esfregue uma pedra de gelo no local da mancha. Ele impedirá que o tecido absorva por completo a bebida. Outra alternativa é ferver uma caneca de leite e jogá-lo ainda fervendo sobre a mancha.

Espere esfriar e depois lave normalmente esfregando a mancha com sabão neutro.

O que não fazer: Algumas pessoas indicam jogar vinho branco sobre a mancha em uma quantidade maior do que o vinho tinto, pois o tecido absorverá uma maior quantidade de bebida clara do que escura.

A princípio, parece funcionar. Mas, quando o líquido secar, o vinho branco não terá impedido a mancha.

Estragado? Iiih…

Preparou um jantar de negócios ou para amigos e familiares e na hora de servir o vinho… “Iiih, tá estragado!”. E agora, José?

O que fazer: Bom, é uma das situações em que menos há conserto. Já aconteceu, então é uma boa hora de utilizar seus conhecimentos sobre vinho e mostrar o que você sabe.

Se o vinho estiver “bouchonné”, explique que é um prazer tê-lo à mesa, pois são raros de encontrar. Trata-se de um fungo que se aloja nas rolhas de cortiça e contamina o vinho.

Você poderá até perceber na rolha que o vinho começou a penetrá-la. Mas se ele estiver morto, você pode explicar as características oxidadas que começam na coloração, passam pelo nariz e terminam pelas notas à boca.

O que não fazer: Os mais ousados, fazem um risoto, mas não é o mais recomendável. Importante: nunca, em hipótese alguma, finja que está tudo bem com o vinho e sirva assim mesmo.

Vai desagradar seus convidados, estragar a comida… Melhor mostrar o que sabe e se desculpar.

No melhor dos casos, arranjar outro vinho. É sempre bom levar um vinho reserva ou já ter outro em casa.

A rolha quebrou! Iiih…

Rolhas longas demais, ressecadas ou inabilidade com o sacarrolhas… Não se preocupe. Muitos são os motivos para que esse acidente aconteça.

O que fazer: Verifique se o pedaço que ficou quebrado no gargalo é grande. Se for, rosqueie o sacarrolhas com cuidado, incline-o a um ângulo de 45º e puxe a rolha.

Se o pedaço que ficou for pequeno, dificilmente será rosqueado, então a alternativa é empurrá-lo para dentro da garrafa. “Ah, mas não vai influenciar no sabor do vinho?” não!

Você pode até utilizar um decanter para separar os resíduos.

O que não fazer: Em hipótese alguma tente cortar ou quebrar o gargalo, pois a pressão na garrafa pode causar uma explosão e um acidente maior do que uma rolha quebrada.

Esqueceu de gelar?! Iiih…

A comemoração está rolando e é chegada a hora do brinde. “Iiih, esqueci de por na geladeira!”. Tintos até são mais aceitáveis de serem servidos em temperatura ambiente, mas e se for um branco ou espumante? Lascou!

O que fazer: Hora de utilizar a praticidade e o conhecimento. Envolva a garrafa em papel toalha molhado e leve ao congelador por aproximadamente dez minutos.

O brinde pode esperar só um pouquinho né?! É o tempo de você dar essa e outras dicas aos presentes.

O que não fazer: Servir na temperatura ambiente mesmo. Os espumantes vão estourar e deixar sensação de peso em boca e os brancos, vão sobressair em álcool, pois seus sabores são muito delicados e precisam de temperaturas mais frescas para serem sentidos.

Vinho Demais Na Comida. Iiih…

Foi preparar um risoto ou outro prato que levasse vinho e colocou demais. “Iiih, ficou muito forte”.

O que fazer: Batatas! Cozinhe-as com o prato e elas servirão de “esponja” para os excessos. Se não quiser servi-las, não precisa.

Outra alternativa é cozinhar um pouco mais o prato em fogo baixo, pois o álcool é volátil e seguirá evaporando durante o cozimento.

E aquele bolo de sobremesa que leva bebida alcoólica mas que ficou alcoólico demais ganha ainda mais requinte e sabor servido com creme inglês.

A untuosidade da mistura de leite, ovos e açúcar disfarça o sabor acentuado do álcool. Se nenhuma dessas alternativas der certo, acrescente um “à base de vinho” no final do nome do prato, haha.

Exemplo: bolo à base de vinho, molho à base de vinho. Todos vão achar delicioso e requintado.

O que não fazer: Acrescentar água ou leite para diluir, pois pode prejudicar a receita e influenciar no sabor do prato.

Os Dentes Ficaram Roxos! Iiih…

É comum os dentes ficarem escuros quando se bebe tintos, principalmente se for um vinho potente.

Mas e agora?

Vai para outro lugar depois e esqueceu a escova de dentes! Não dá para sair por aí distribuindo sorrisos roxos, né?!

O que fazer: Anote aí: duas colheres de sopa de água oxigenada e uma colher de sopa de água. Embebede um algodão na mistura e esfregue suavemente nos dentes manchados, depois enxague com bastante água.

Outra alternativa é o bicarbonato de sódio com morango. Faça uma pasta com a fruta amassada e misture bicarbonato.

Aplique nos dentes e deixe agir, em média, por vinte minutos e enxague.

As duas substâncias atuam como branqueadores naturais.

O que não fazer: Tomar café, pois deixará os dentes perceptivelmente amarelados.

Não tem abridor. Iiih…

Todos alegres e animados para beber um vinho e “iiih, não tem abridor!”. Muitas são as táticas utilizadas nessa hora.

Em uma pesquisa rápida no Google você encontra uma série de vídeos que usam técnicas com sapato, tronco de árvore a por aí vai.

Uma mais inusitada do que a outra.

Dada a importância de abrir um vinho, seja qual for a ocasião, atente-se na nossa seleção de como abrir o vinho sem usar abridor.

Carol Oliveira

Conheça nossa seleção dos melhores vinhos.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário