california uma mistura de sabores aromas e prazeres

Califórnia: Uma Mistura De Sabores, Aromas E Prazeres!

A Califórnia tem seus prazeres traduzidos em vinhos, descubra!

Além de turismo, enoturismo! A Califórnia tem seus prazeres traduzidos em vinhos.

O estado da Califórnia não é conhecido somente por suas belas regiões e paisagens deslumbrantes.

Também está na rota mundial de degustações de vinhos, por conta de sua variedade de clima e solo.

Hoje, a Califórnia é responsável por cerca de 90% da produção da bebida nos Estados Unidos, sendo a quarta produtora mundial de vinho – perdendo apenas para a França, Itália e Espanha.

Se você é apaixonado por vinhos e pretende fazer enoturismo – viagens e atividades turísticas baseadas no mundo de vinhos – e ainda não visitou a Califórnia, vale a pena se aventurar por seus vinhedos.

Caso ainda não seja possível essa viagem, assista aos filmes “Sideways – Entre umas e Outras” e “Bottle Shock”, já que foram produzidos em cenários californianos, onde os protagonistas são as vinícolas e os vinhos.

Sem dúvida, essas obras cinematográficas vão remeter a um misto de sensações e prazeres… ainda mais se, simultaneamente, estiver sendo degustado um bom vinho californiano.

Quem já teve a oportunidade de experimentar algum vinho da região, sabe que a bebida é, de fato, especial.

Os vinhos, em sua grande maioria, são classificados como de mesa, espumante e de sobremesa, e cerca de 100 variedades de uva são cultivadas na Califórnia.

A Cabernet Sauvignon, a uva “carro-chefe” do estado, é muitas vezes comparada à de Bordeaux, na França, devido sua altíssima qualidade.

A influência francesa na enologia norte-americana é forte, tanto que a Califórnia produz seus vinhos com base nos moldes do padrão Bordeaux. Inclusive, depois do país europeu, a região da Califórnia destaca-se por reunir os melhores rótulos de Cabernet Sauvignon.

Regiões como Napa Valley – principal produtora de vinhos Cabernet Sauvignon – além de Sonoma, Mendocino e Paso Robles são conhecidos por sua excelência.

Já, em relação ao clima, a Califórnia destaca-se pela sua grande variedade, característico de suas diferentes regiões e condições climáticas.

A maior parte do estado possui clima temperado mediterrâneo, onde são evidenciadas apenas duas estações, já que são bem definidas: o inverno chuvoso e o verão seco.

Para o enoturismo na Califórnia, a melhor época do ano é no final de agosto até o final de setembro – período onde a maioria das vinícolas fazem suas colheitas.

Com tantas variedades vindas de uma cultura de vinho tão profunda, por onde começar?

E quais dos milhares de vinhos fantásticos californianos estão presentes aqui no Brasil?

Sem dúvida, bons exemplos da enologia californiana são os vinhos do Robert Mondavi, que hoje são mais procurados e pedidos no Brasil. Mas, infelizmente, devido aos altos impostos são poucas as vezes que se tornam acessíveis.

Não se preocupe!

Existem outros rotúlos, frutados e deliciosos que poderiam servir como uma boa apresentação à região. Ou, talvez, seja a hora de você planejar uma viagem inesquecível…

Por Sonoma Brasil

Conheça nossos vinhos californianos

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário