Comida E Vinho: A Arte De Combinar

A Arte De Combinar Comida E Vinho

Harmonizar vinho e comida pode ser uma tarefa complicada, mas nunca impossível! O Sonoma te dá os primeiros passos para entender e fazer você mesmo.

A alquimia de perceber os detalhes dos ingredientes para combiná-los com as sutilezas do vinho parece realmente difícil, mas não é.

Tenha em mente que é uma arte, pois a escolha correta do acompanhamento de um prato traz novos sabores ao paladar, novas sensações.

Pela regra geral, por exemplo, peixes combinam com vinhos brancos e carnes vermelhas com tintos, mas alguns detalhes podem influenciar na escolha da combinação.

Lembre-se que um simples ingrediente pode fazer toda a diferença entre uma experiência inesquecível e um desastre para o paladar.

Vinhos doces são boas indicações para acompanhar pratos salgados, pois parecem menos doces, mas frutados, deixando pratos assim mais apetitosos.

Vinhos tânicos são amenizados quando servidos com comidas protéicas e/ou gordurosas e realçados quando servidos com pratos salgados, mas podem diminuir a percepção de doçura na comida.

Os vinhos ácidos são ideais para harmonizar pratos salgados, gordurosos, levemente adocicados ou ácidos, mas podem dar a impressão de que a comida é ligeiramente mais salgada.

Os alcoólicos são sugeridos para pratos levemente doces, mas correm o risco de esconder sabores em uma receita delicada.

Os peixes de carne branca, como linguado, badejo, pedem vinhos brancos jovens, leves, refrescantes, como os da uva riesling ou sauvignon blanc, desde que temperados com molhos suaves, apenas grelhados, ou crus, como sushi, que também podem ser acompanhados por espumantes brut ou demi-sec.

Molhos fortes pedem brancos mais maduros e estruturados, rosés secos ou tintos jovens de médio corpo. O bacalhau, por suas características únicas, pede um tinto jovem ou de médio corpo, ou um branco maduro.

Peixes mais “carnudos”, como anchova, salmão ou atum, pedem vinhos tintos jovens ou de médio corpo, ou um branco maduro.

Escolha sua próxima refeição e combine-a com vinho! Bom apetite!

Por Sonoma Brasil

Os melhores vinhos você encontra na Sonoma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aprenda mais sobre o universo do vinho.

Cadastre seu e-email e receba atualizações notícias e promoções

Por favor, verifique seu email.
O que falam da gente

Quer saber mais da Sonoma? Clique em algumas destas matérias para saber mais sobre a empresa.

Close
© 2020 SONOMA. Todos os direitos reservados. Se beber não dirija. Aprecie com moderação. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.
Close