Domaine Zind-Humbrecht Blanc 2006, vinho de um dos produtores mais tradicionais da Alsácia

conheca o domaine zind humbrecht blanc 2006 vinho de um dos produtores mais tradicionais da alsaciaconheca o domaine zind humbrecht blanc 2006 vinho de um dos produtores mais tradicionais da alsacia

Domaine Zind-Humbrecht Blanc 2006

Hoje a Sonoma quer te contar um pouco mais sobre um dos nossos incríveis achados das últimas semanas, um vinho de um dos produtores mais tradicionais da Alsácia!

Domaine Zind-Humbrecht Blanc 2006, está maduro, com uma estrutura excepcional! Sobre seu produtor Robert Parker considera:

“Não sei o que é o mais extraordinário, a qualidade dos vinhos ou a dedicação completa do Oliver Humbrecht. Esse homem grande, potente, e intelectual é provavelmente o melhor produtor do mundo”.

Há quatro séculos, a família Humbrecht cultiva vinhas nos territórios Alsacianos!

Em 1959, pouco tempo pós segunda guerra mundial, quando o território finalmente se estabelece como francês, a família cria o Domaine Zind- Humbrecht, que de geração em geração, hoje está sob o comando de Olivier Humbrecht, excepcionalmente elogiado e reconhecido pela minúcia e cuidado em seu cultivo e produção.

Se a qualidade e primor das práticas vitícolas da família, biodinâmicas desde 1998, chamam a atenção, é também porquê seu terroir não pede menos!

Instalados na Alsácia, região de clima frio e dias ensolarados, ideais para o amadurecimento de uvas brancas, escolheram seu vinhedo Clos Windsbuhl localizado em Hunawihr, ao Norte, para a produção de Zind.

Aos pés das montanhas de Vosges, a propriedade está protegida dos ventos do norte e associada à uma altitude que a configura um terreno tardio, sendo uma das últimas vinhas do Domaine a serem colhidas, capaz de amadurecer plenamente e construir vinhos extremamente aromáticos e de acidez consistentes, garantias para um bom envelhecimento, como é o caso da safra 2006!

Algo que Olivier presa em seus vinhos é a expressão natural de cada terroir e as práticas biodinâmicas estão completamente atreladas à este processo! Como Karen MacNeil é capaz de sintetizar em ‘The Wine Bible’ “Algumas vezes descrita como uma “ciência espiritual” o biodinâmismo envolve manegar um cultivo de maneira holística como um organismo vivo regenerativo.

As vinhas são fertilizadas com compostos criados na propriedade e os solos são naturalmente regenerados através dos resíduos vegetais e animais dos cultivos.

Pragas nocivas são controladas encorajando o crescimento e uma população de pragas que se alimentem delas, criando uma “balança viva.”.

E um cultivo como tal é capaz de gerar uvas maduras, equilibradas e concentradas que permitem a eliminação de quaisquer técnicas de vinificação que modifiquem a paleta inicial de cada terroir.

No caso de Windsbuhl, o solo que um dia já foi mar, é rico em rochas calcárias, que vivem intensas atividades microbianas, que degradando o calcário, resultam na presença de argila, elemento capaz de alavancar a retenção de sais minerais no solo.

Isso na expressão de Zind é fundamental, seu caráter mineral é a natureza de sua identidade como relata Olivier: “Essa ‘mineralidade’ também fará salivar e aumentará o desejo de tomar outro gole.

Como viticultor, é essa expressão de mineralidade que estou procurando nos vinhos. Isso faz um vinho único em seu caráter e é um formidável sinal de qualidade, pois somente a grande viticultura e a vinificação cuidadosa podem trazer esse sabor à garrafa.”

Este vinho foi especialmente produzido com 65% Chardonnay e e 35% Auxerrois, de vinhas que aos 16 anos estavam prontas para exibir toda a especificidade do antigo solo de Windsbuhl, além da capacidade de manterem uma acidez e estrutura elaboradas como resultado de seu amadurecimento mais lento e desenvolverem características aromáticas mais complexas.

O resultado disto em taça é um dourado cintilante digno de respeito por toda sua maturidade e um brilho que reflete toda sua acidez viva e suculenta saltando de seu paladar mineral, entre aromas sutis de cedro e maça madura com uma persistência muito suave em boca!

A estrutura de Domaine Zind-Humbrecht Blanc 2006 pede companhia!

E pode ser muito bem celebrada com Camarões à húngara, Vieiras ao molho de alho poró, ou mesmo com queijos mais untuosos.

E pra deixar tudo ainda mais lindo, a Sonoma traz esse rótulo pra você com exclusividade no Brasil!

Esperamos que você possa ter uma experiência incrível.

Um grande abraço da equipe Sonoma.

Conheça nossa variedade de vinhos

Leave a comment

Your email address will not be published.


*