conheca o domaine zind humbrecht blanc 2006 vinho de um dos produtores mais tradicionais da alsacia

Domaine Zind-Humbrecht Blanc 2006, vinho de um dos produtores mais tradicionais da Alsácia

Domaine Zind-Humbrecht Blanc 2006

Hoje a Sonoma quer te contar um pouco mais sobre um dos nossos incríveis achados das últimas semanas, um vinho de um dos produtores mais tradicionais da Alsácia!

Domaine Zind-Humbrecht Blanc 2006, está maduro, com uma estrutura excepcional! Sobre seu produtor Robert Parker considera:

“Não sei o que é o mais extraordinário, a qualidade dos vinhos ou a dedicação completa do Oliver Humbrecht. Esse homem grande, potente, e intelectual é provavelmente o melhor produtor do mundo”.

Há quatro séculos, a família Humbrecht cultiva vinhas nos territórios Alsacianos!

Em 1959, pouco tempo pós segunda guerra mundial, quando o território finalmente se estabelece como francês, a família cria o Domaine Zind- Humbrecht, que de geração em geração, hoje está sob o comando de Olivier Humbrecht, excepcionalmente elogiado e reconhecido pela minúcia e cuidado em seu cultivo e produção.

Se a qualidade e primor das práticas vitícolas da família, biodinâmicas desde 1998, chamam a atenção, é também porquê seu terroir não pede menos!

Instalados na Alsácia, região de clima frio e dias ensolarados, ideais para o amadurecimento de uvas brancas, escolheram seu vinhedo Clos Windsbuhl localizado em Hunawihr, ao Norte, para a produção de Zind.

Aos pés das montanhas de Vosges, a propriedade está protegida dos ventos do norte e associada à uma altitude que a configura um terreno tardio, sendo uma das últimas vinhas do Domaine a serem colhidas, capaz de amadurecer plenamente e construir vinhos extremamente aromáticos e de acidez consistentes, garantias para um bom envelhecimento, como é o caso da safra 2006!

Algo que Olivier presa em seus vinhos é a expressão natural de cada terroir e as práticas biodinâmicas estão completamente atreladas à este processo! Como Karen MacNeil é capaz de sintetizar em ‘The Wine Bible’ “Algumas vezes descrita como uma “ciência espiritual” o biodinâmismo envolve manegar um cultivo de maneira holística como um organismo vivo regenerativo.

As vinhas são fertilizadas com compostos criados na propriedade e os solos são naturalmente regenerados através dos resíduos vegetais e animais dos cultivos.

Pragas nocivas são controladas encorajando o crescimento e uma população de pragas que se alimentem delas, criando uma “balança viva.”.

E um cultivo como tal é capaz de gerar uvas maduras, equilibradas e concentradas que permitem a eliminação de quaisquer técnicas de vinificação que modifiquem a paleta inicial de cada terroir.

No caso de Windsbuhl, o solo que um dia já foi mar, é rico em rochas calcárias, que vivem intensas atividades microbianas, que degradando o calcário, resultam na presença de argila, elemento capaz de alavancar a retenção de sais minerais no solo.

Isso na expressão de Zind é fundamental, seu caráter mineral é a natureza de sua identidade como relata Olivier: “Essa ‘mineralidade’ também fará salivar e aumentará o desejo de tomar outro gole.

Como viticultor, é essa expressão de mineralidade que estou procurando nos vinhos. Isso faz um vinho único em seu caráter e é um formidável sinal de qualidade, pois somente a grande viticultura e a vinificação cuidadosa podem trazer esse sabor à garrafa.”

Este vinho foi especialmente produzido com 65% Chardonnay e e 35% Auxerrois, de vinhas que aos 16 anos estavam prontas para exibir toda a especificidade do antigo solo de Windsbuhl, além da capacidade de manterem uma acidez e estrutura elaboradas como resultado de seu amadurecimento mais lento e desenvolverem características aromáticas mais complexas.

O resultado disto em taça é um dourado cintilante digno de respeito por toda sua maturidade e um brilho que reflete toda sua acidez viva e suculenta saltando de seu paladar mineral, entre aromas sutis de cedro e maça madura com uma persistência muito suave em boca!

A estrutura de Domaine Zind-Humbrecht Blanc 2006 pede companhia!

E pode ser muito bem celebrada com Camarões à húngara, Vieiras ao molho de alho poró, ou mesmo com queijos mais untuosos.

E pra deixar tudo ainda mais lindo, a Sonoma traz esse rótulo pra você com exclusividade no Brasil!

Esperamos que você possa ter uma experiência incrível.

Um grande abraço da equipe Sonoma.

Conheça nossa variedade de vinhos

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário