Descubra a importância do Sobreiro

A Importância Do Sobreiro

Que as videiras e o Carvalho são essências para a existência do vinho, você já sabe.

E que dia melhor para relembrar dessas espécies do que hoje, o Dia Nacional da Árvore?

Conheça o Sobreiro!

Outra espécie muito importante para os amantes do vinho, é o Sobreiro, ou Quercus Súber (seu nome científico), pertencente à família do carvalho, essa árvore cultivada ao Sul da Europa, é a responsável por fornecer em sua casca a cortiça, matéria principal para a fabricação de rolhas.

Aliás, as rolhas são tão importantes para os vinhos, quanto as próprias garrafas (veja nosso guia de tamanhos e cores aqui).

São elas as responsáveis por vedar a garrafa e conservar o vinho, além de contribuir para e evolução dele, já que a barreira entre rolha e vinho, quando mantêm o menor contato com oxigênio, ajudam no processo de envelhecimento.

Extração: Como Funciona?

Mas o processo de extração da casca do sobreiro não é tão simples assim. Sua retirada só pode ser realizada após a árvore completar 25 anos (!).

E não para por aí, após a primeira extração a árvore precisa “descansar” por 9 anos até que seja realizada novamente, tudo porque é preciso respeitar o ciclo de vida do Sobreiro.

Por esses e outros motivos, alguns produtores vêm trabalhado com rolhas sintéticas, feitas de materiais biodegradáveis e resistentes a fungos para substituir a tradicional rolha de cortiça.

Nos resta esperar pelas novidades, de preferência, tomando um bom vinho!


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aprenda mais sobre o universo do vinho.

Cadastre seu e-email e receba atualizações notícias e promoções

Por favor, verifique seu email. Por favor, verifique sua cidade.
O que falam da gente

Quer saber mais da Sonoma? Clique em algumas destas matérias para saber mais sobre a empresa.

Close
© 2020 SONOMA. Todos os direitos reservados. Se beber não dirija. Aprecie com moderação. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.
Close