Conheça a origem do condimento Mostarda, a história da denominação francesa Mostarda Dijon e os tipos mais famosos deste molho indispensável na gastronomia.
tipos mostarda dijon amarela escura lancienne

Guia Tipos de Mostarda: Dijon, Amarela, L’Ancienne e Escura

Um dos molhos mais famosos do mundo, a Mostarda é acompanhamento indispensável em uma variedade de pratos e receitas. Da receita tradicional francesa que leva grãos de mostarda fermentados, vinho ou vinagre, sal e especiarias a mostarda se tornou um condimento mundialmente famoso por causa das redes de fast food.

Conheça um pouco mais sobre a origem desse condimento e as características dos principais tipos de Mostarda.

[et_bloom_locked optin_id=”optin_1″]

História da Mostarda

Os grãos moídos da planta sinapis já eram utilizados como tempero de comida desde a época dos egípcios, mas foram os romanos os primeiros a utilizarem os grãos da planta misturados a outros veículos mais densos, como mel. Não à toa, o nome Mostarda tem origem no termo romano mustum ardens, ou mosto ardente.

historia mostarda romanos franca sinapis graos

A mostarda é feita a partir dos grãos da planta Sinapis.

Tipos de Mostarda

Mostarda Dijon

A Mostarda Dijon é uma variedade de mostarda forte, muito usada em diversos preparos de receitas da gastronomia francesa. Com sabor picante e marcante, é usada para acompanhar carnes diversas e produzir o famoso molho maionese.

Durante o século XVIII, a cidade de Dijon consagrou-se como a capital mundial da mostarda, graças aos vinhedos de Bourgogne (Borgonha) que garantiam o abastecimento de vinhos e vinagres de qualidade para o preparo das mostardas finas e aromáticas. Na época, os grãos eram esmagados com mós de pedra e recebiam vinagre, sal e especiarias.

cidade dijon mostarda Borgonha

Vinhedos na cidade de Dijon, em Borgonha, França.

Em 1937, a denominação “Mostarda de Dijon” tornou-se uma apelação controlada vinculada diretamente ao seu processo único de fabricação, criado em 1752, com a adição de suco de uva verde, o verjus. 

A Mostarda Dijon é picante e suave ao mesmo tempo, é a mostarda mais tradicional da gastronomia francesa e é considerada a melhor do mundo, utilizada para acompanhar carnes e peixes e também faz parte da receita de uma infinidade de molhos. Você também pode encontrar facilmente as variações das Mostardas Dijon, como a Dijon com Mel.

Mostarda L’Ancienne

Outro tipo de mostarda típico francês, a Mostarda L’Ancienne é considerada a Dijon feita à maneira antiga (ancienne significaria algo como antigo, em português). Mais forte e picante, nessa receita são utilizadas as sementes pretas (Brassica nigra) que são apenas maceradas, deixando o molho final mais crocante.

mostarda francesa lancienne dijon

A L’Aancienne é um tipo de mostarda Dijon feita da maneira tradicional.

Mostarda Amarela

A preferida para acompanhar hambúrgueres, sanduíches, cachorro quente e a clássica batata frita. A Mostarda Amarela é feita de grãos brancos e ganha sua cor de amarelo intenso por causa da cúrcuma que é adicionada na receita. Esse estilo suave de mostarda foi popularizado por causa das redes de fast food e, por isso, também é considerada o estilo de mostarda americana.

mostarda amarela americana heinz yellow mustard

A mostarda amarela é a típica mostarda americana, companhia inseparável do cachorro-quente ao hambúrguer.

Mostarda Escura

A Mostarda Escura é a mais picante de todos os tipos de mostarda, por isso é utilizada para finalizar pratos ou acompanhar carnes com sabor mais forte, como as de porco, e é muito utilizada na gastronomia asiática e indiana.

mostarda escura tipo alemanha acompanhamento carnes

A Mostarda Escura é bem comum na Alemanha, onde é servida acompanhando carnes e embutidos. acompanhamento carnes

No site do Sonoma Market você encontra vários tipos de mostardas especiais para suas receitas favoritas. Da rebuscada receita de pato recheado com mel e mostarda de laranja, à salada de carpaccio, passando até pelo doce mostarda de cremona, a mostarda é um ingrediente muito versátil e que não pode faltar na sua cozinha.

[/et_bloom_locked]

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário