nc3mo9ypbyfoqtwoquth

O charme dos espumantes

O charme dos espumantes
As famosas champagnes, são vinhos com bolhas que sempre trazem uma coceira aos lábios. Conheça o charme dos espumantes.

As famosas champagnes, são vinhos com bolhas que sempre trazem uma coceira aos lábios.

Todos os vinhos passam por uma fermentação, mas os espumantes são submetidos a um segundo processo para receber a mais dióxido de carbono (CO2), liberado em forma de bolhas quando a garrafa é aberta – a chamada perllage. Diferente dos espumantes, os vinhos frisantes não passaram pela segunda fermentação e contém menos dióxido de carbono, introduzido de maneira artificial.

O professor Marcelo Bergwerk, da Universidade São Francisco, explica que por conta da segunda fermentação, o espumante é mais estruturado que o frisante. “Um bom espumante deve ter, antes de mais nada, espuma”, resume. Bergwerk indica os nobres Champagnes para todos os tipos de queijos, e espumantes mais doces e feitos da uva Moscatel para acompanhar bolos e sobremesas frutadas. “Já os rosados são boa pedida para piqueniques e brunches, mas o cardápio deve incluir frutas e queijos suaves”.

A classificação dos espumantes varia de acordo com a fabricação e/ ou composição. Se são denominados blanc de blanc significa que foram feitos exclusivamente de uvas brancas, enquanto que os blanc de noir também possuem em sua composição uvas tintas. Rótulos com o ano de safra são chamados de millésimes, e estão entre os melhores produtos de uma casa, abaixo apenas dos chamados cuvée de prestige. Alguns espumantes recebem denominações exclusivas em virtude da localidade onde foram fabricados, como os Champagnes franceses ou os Proseccos italianos, mas esse privilégio é para poucos…

Apesar de associados a ocasiões comemorativas, os espumantes também podem acompanhar outros pratos, como canapés, feijoada e carnes de coelho e cordeiro. “A presença do gás carbônico no espumante ajuda a limpar a boca quando se consome alimentos com alto teor de gordura”, destaca o sommelier Freitas, do restaurante Terraço Itália. Já os frisantes, de acordo com o sommelier, podem acompanhar canapés em geral, peixes como salmão, linguado e também com carnes grelhadas.

Prepare sua taça flute e aproveite!

Por Sonoma Brasil

Comemore suas conquistas com um espumante da Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário