wivxbaieja6pyasdfvgb

Receitas e vinhos arretados

Receitas e vinhos arretados
Povo arretado, guerreiro, caloroso, de sotaque tão delicioso quanto sua culinária. O dia do nordestino tem que ser muito comemorado!

A data surgiu em 2009, como forma de homenagear o centenário de Antônio Gonçalves da Silva (ou Patativa do Assaré, para os mais íntimos) saudoso compositor de famosas letras como “Luar do Sertão”, cantor e poeta de sucesso cearense.

Repleto de misturas musicais, lendas, artesanatos, costumes e cultura, o Nordeste ganhou o coração de muitos, inclusive o nosso.

Veja nossas receitas favoritas da culinária nordestina!

Creme de abóbora com carne seca, por restaurante Pé de Manga

Creme de abóbora

Tão presente nos pratos nordestinos quanto o seu sabor, a carne seca requer um cuidado a mais para ser utilizada, pois antes, é preciso dessalgá-la. Mas garantimos: vale MUITO a pena! Combinada com abóbora então, é incrível.

Receita: Moqueca baiana, por Alex Atala

Moqueca baiana

Típico cozido brasileiro, pode ser preparado com frutos do mar, galinha e até ovo! Tudo depende da região em que é feita. Na Bahia por exemplo, o forte é a moqueca de peixe, como mostra a receita do chefe Alex Atala

Tapioca de café

Tapioca

Queridinha da galera fitness por ter baixa caloria, a tapioca é outro ingrediente presente em diversos pratos, seja sozinha, ou como acompanhamento, ela é sempre sucesso! Aprenda a fazer essa deliciosa sobremesa!

Baião de dois

Baião de dois

Sabe o clássico feijão com arroz? Há muito tempo no Nordeste, ele ganhou uma versão ainda mais completa e tradicional: o baião de dois. Muito tempero e texturas diferentes estão presentes nessa deliciosa mistura.

Caruru

Caruru

Trazido para o Brasil pelos escravos, este delicioso cozido de quiabo pode ser servido como acompanhamento no acarajé, ou até mesmo com diversas carnes. No tempero, a Bahia está mais do que presente com seu azeite de dendê e pimenta. Uma delícia!

Guisado de cabrito

Guisado de cabrito

Sabe aquele guisado de carne, ou até peixe que você costuma comer? No Nordeste, o forte é o de cabrito! Aprenda com o chef Rodrigo Oliveira do famoso restaurante “Mocotó” a receita!

Vinho nordestino?

Com tantas delícias culinárias, não poderíamos deixar de exaltar também os vinhos da região. Já ouviu falar?

O Nordeste não apenas é terra de pratos deliciosos, mas de vinho também!

Com produtores localizados no Vale do São Francisco, é possível encontrar as mais diversas castas, como syrah, tempranillo e cabernet.

Como isso ocorre em uma região de clima tão quente e ausente de inverno? Graças ao descanso das parreiras, que realizam dois ciclos por ano.

Como dissemos acima, o Nordeste é mesmo motivo de celebração!

Conheça nosssa variedade de vinhos

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário