yoffh41dzetgqr6mms4i

Se o vinho trabalhasse…

Se o vinho trabalhasse…
E o engenheiro, estaria ele sempre nas medidas certas, nada mais nada menos? E o estagiário, com sua vivacidade e juventude?

Se pudéssemos engarrafar todas as profissões, quais vinhos elas seriam? Em homenagem ao Dia Mundial do Trabalho, vamos descobrir!

Engenheiro – Pinot Noir da Borgonha

Talvez a engenharia seja a profissão mais exata de todas as ciências exatas. O trabalho de um engenheiro está sempre baseado em medidas certas. Nada pode extrapolar, nem para mais, nem para menos, assim como a uva Pinot Noir em sua terra natal, a Borgonha. Além de equilibrados, são vinhos longos e persistentes. Equilíbrio e durabilidade, o que mais um engenheiro pode querer em suas obras?

Médico – Merlot

Diretas, mas carinhosas. Assim são as mãos de um médico, sempre sedosas e cuidadosas, preocupadas com o paciente. Sem dúvidas, a Merlot é a uva mais macia, quase doce, que se encontra por aí (seja em solos franceses ou brasileiros). Além da delicadeza, são fortes para aguentar o que vier… Espere aí, de quem estamos falando mesmo? Já deu para ver que isso se aplica tanto ao médico quanto à uva!

Advogado – Barolo

Sério, austero, pulso firme para tomar decisões. O dia a dia de um advogado exige robustez, não adianta ter corpo mole, não. Mas antes de bater o martelo, sempre vem um turbilhão de palavras, uma complementando e abraçando a outra. É assim o Barolo, o cavalheiro do Piemonte – uma cavalaria de sabores que se unem em um prolongado final.

Biólogo – Vinhos Orgânicos

Conhecidos na época universitária como “bichos-grilos”, os biólogos são amantes da natureza por essência. São inventivos e criativos, fogem do padrão, tais quais os vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais.

Publicitário – Carménère chileno

Talvez esta descrição também valha para os profissionais de Marketing. Descolados, e exuberante, buscam deixar suas criações sempre agradáveis e rodeadas de histórias. Talvez a uva com mais histórias seja a mítica Carménère, com sua extinção na França e redescobrimento no Chile. De fato agradável para os olhos (neste caso, para o paladar).

Cozinheiro – Espumantes

Detalhista, às vezes ácido, a maior preocupação de um cozinheiro é a combinação de seus ingredientes, todos bem pensados para harmonizarem entre si. Harmonizar, esta é a palavra! Dizem que os espumantes, e sua acidez borbulhante, são os melhores para harmonizar desde entradas, passando por pratos principais, até sobremesas.

Estilista – Rosé da Provença

Fashion, cheio de elementos inusitados e cores, o estilista está sempre “na moda”. O momento, hoje em dia, é dos vinhos rosés. E já que todo estilista ama Paris e fala francês, nada mais em moda que um rosé da Provença, que muito bem representa a leveza e elegância dos lounges e desfiles.

Ator – Riesling

O maior trunfo dos atores é conseguir se adaptar a qualquer papel e script. Uma uva que se adapte a qualquer terroir? A Riesling, sem pensar duas vezes! Ela é doce, ela é seca, tem frutas, tem baunilha, com ou sem peso. Com certeza a Riesling é uma atriz, pode mudar completamente em qualquer momento ou lugar.

Jornalista – Tokaji

Curioso, o jornalista vai a lugares que os outros não vão. Com elementos novos, gosta de ser diferente. Se formos juntar vários vinhos brancos, os Tokajis, da Hungria, seriam os jornalistas, explorando da forma mais diferente possível a essência de um vinho branco. Apesar de jornalista não precisar do diploma, Tokaji foi uma das primeiras denominações certificadas.

Sommelier – Tintos de Rioja

De longe, os sommelieres já esbanjam sua elegância pelo salão. Rápidos e ágeis, nunca perdem a habilidade. Os espanhóis colocariam a mão no fogo: “Nada mais elegante que um tinto de Rioja!”. Isso sem falar na força desse tinto, a mesma que os sommelieres têm para carregar sete garrafas ao mesmo tempo!

Estagiário – Bordeaux

Bordeaux é a região mais antiga da vitivinicultura, tudo começou por lá. Por que, então, ligar seus vinhos aos estagiários? Apesar da alcunha, os tintos bordaleses não são, assim, grandes e robustos. Eles são simples, mas certinhos, e é isso que garante sua excelência (e não é isso o que busca um estagiário?). Além disso, ambos são de guarda, precisam de um tempo para evoluir e mostrar suas maiores qualidades.

E você, se encaixa em alguma dessas características e profissões? Concorda ou discorda? Tem alguma outra para propor?

Conheça os melhores vinhos na Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário