wxb2f5fo4loodk7ukre1

Um chileno de alma brasileira

Um chileno de alma brasileira
Produtor de alguns dos vinhos brasileiros mais renomados, Mario Geisse, na verdade, é de um país vizinho: o Chile.

Produtor de alguns dos vinhos brasileiros mais renomados, Mario Geisse, na verdade, é de um país vizinho. Porém a trajetória profissional mudou totalmente quando aterrizou em terras tupiniquins. Foi no Rio Grande do Sul que o produtor encontrou o seu lugar ao sol…

O ano de 1977 foi marcado por mudanças para o agrônomo e enólogo Mario Geisse. Chileno, abandonou o seu país para assumir a direção da famosa Moët & Chandon no Brasil e, ao perceber o potencial de qualidade do país, decidiu iniciar um projeto paralelo como produtor de uvas para espumantes de alta qualidade. Com o resultado de um produto diferenciado e com personalidade, Geisse decidiu apostar todas suas fichas no país e iniciar um conceito de “terroir”, o que seria difícil dentro de uma multinacional que possuía outros objetivos.

Descoberta a Serra Gaúcha, a “terra dos espumantes”, Mario não teve dúvida ao se instalar, definitivamente, na região. Procurou um local alto com boa exposição solar, encosta virada para o norte e com a melhor drenagem possível. Após um ano, Geisse encontrou o lugar perfeito: 36 hectares a 800 metros de altura na região de Pinto Bandeira. Questionado se os espumantes continuam sendo as estrelas da vinícola, Mario é enfático. “Sem dúvida continuam sendo os espumantes onde hoje, após 35 anos, se destacam pelo reconhecimento internacional e nacional que conquistaram”, orgulha-se ele, que tem o privilégio de poder trabalhar em família, com seus filhos o ajudando.

O sucesso de seus espumantes é tanto que, inclusive, dois dos principais críticos de vinhos da Inglaterra, Jances Robinson e Oz Clarke, compararam os espumantes Geisse aos excelentes Champagnes. Em seu recente livro, Oz Clarke, colocou o Cave Geisse como o terceiro melhor espumante do mundo. “O segredo está na escolha e reconhecimento da limitação do “terroir” que nos outorga uma personalidade única, elaborar pequenas partidas onde conseguimos obter um maior detalhamento dos processos”, comenta.

Porém, a reputação do Mario vai além dos espumantes. Um outro vinho vem ganhando destaque, o da deliciosa variedade Pinot Noir. Inclusive a edição limitada Vinhedos Hood Pinot Noir, destacada por tempo limitado no Sonoma, também é muito especial. “Um vinho que veio de uma coleita restrita a uma área delimitada do vinhedo, nascendo a partir de uma homenagem que fizemos a um grande amigo e parceiro amante de Pinot Noir, Stephen Hood”, explica.

Para elaboração deste vinho foi deixado apenas um cacho por planta após realizada a colheita das uvas para elaboração do vinho base para espumante de Cave Geisse, afim de que atingisse o grau desejado de maturação, sendo elaborado através de uma microvinificação e permanecendo por seis meses em barricas novas francesas, sendo que somente será elaborado em safras que de acordo a condição climática permitam atingir a qualidade desejada.

Brasil X Chile

Para Geisse, cada região possui características próprias com estilos incomparáveis. Tanto o Chile como o Brasil tem diferentes regiões produtoras com distintos estilos de “terroir”, o que possibilitam vinhos de características diferentes, sendo uma das vantagens do Chile a constância do clima nas diferentes safras que permitem com mais facilidade manter o estilo e qualidade através do tempo. “Já o Brasil, sendo o foco a Serra Gaúcha, possui condições climáticas muito favoráveis para elaboração de vinhos base para espumantes, onde também vem demonstrando manter uma linear de qualidade com o tempo”, complementa.

Para Rodrigo Geisse, filho de Mario, o que falta para o Brasil se sobressair no mundo de vinhos é ter mais objetivo. “No nosso ponto de vista o que falta para o Brasil é foco, ser especialista no que temos de melhor, sem querer se parecer com ninguém, conquistando assim reconhecimento graças a uma identidade própria”, analisa.

E você, ainda tem dúvida que o Brasil produz vinhos de qualidade excepcional? Convidamos você para provar algum da Vinícola Geisse. Com certeza estes rótulos vão te surpreender…

Por Andressa D’Amatto

Conheça nossa variedade de vinhos

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário