jtfumjccncbaqvmtvhpp

Um drink para esquentar a alma

O frio pede alimentos e bebidas mais encorpados. Conheça os drinks que aquecem no inverno.

Em parte do Brasil, essa é a época do ano em que as temperaturas caem, os casacos saem do armário e as comidas ficam mais encorpadas para manter tudo quentinho. E porque não fazer a mesma coisa com as bebidas?

No inverno, à medida que as temperaturas caem, aumenta o consumo de vinhos tintos, sopas e outras coisas “quentes”. E não é à toa: quanto menos os termômetros marcam, mais a comida precisa nos esquentar! Por isso, a mudança de saladas e pratos mais leves para sopas e cremes, mais encorpados e que ajudam a manter o corpo aquecido.

Com os drinques o pensamento é o mesmo: a gradação alcoólica do copo é o que ajuda a manter todo mundo quentinho. Mas nem por isso precisamos restringir as bebidas àquelas conhecidas por esquentar o corpo, como vinhos tintos e encorpados, vodka ou o adorado dos homens, o uísque.

Os copos coloridos e as receitas ‘inusitadas’ também têm uma ‘coleção outono-inverno’!

“Para não abandonar a coqueteleira, e o todo o charme de se preparar drinques, o ideal é acrescentar bebidas mais fortes e alcoólicas, ideais para esquentar a temperatura mesmo no frio”, comenta Carina Cooper, sommelier da vinícola Salton. A inspiração de Carina é a sangria, bebida espanhola que leva vinho e frutas, ideal para ser apreciada no verão.

Para a sommelier, duas combinações de sucesso são espumantes com vodka ou licor curaçao e vinho com conhaque ou uísque – mas uma observação quanto aos vinhos: poucos taninos. “As uvas mais aveludadas, como Pinot Noir, Merlot e Tempranillo, geralmente não têm os taninos tão acentuados a ponto de mudar o paladar.

Essas são as variedades que uso na composição dos coquetéis”, ressalva Carina.

Para incrementar o sabor e o visual dos copos, frutas e erva cidreira para o espumante, e canela e anis estrelado de complemento para a mistura de vinho com whisky. “As frutas podem ser mais cítricas, como laranja, tangerina ou limão, ou mais adocicadas, como pêssego, manga, ou frutas vermelhas. Vai do paladar de cada um”, complementa a sommelier.

Agora é só escolher entre as frutas, espumante ou vinho, e a bebida para esquentar tudo e deixar o inverno lá longe… certo? Se no seu caso, o inverno nunca chega a dar as caras, o legal é aproveitar os drinques de verão o ano todo!!

Nossa Indicação: Herdade do Esporão Pé Tinto 2021

Herdade do Esporao Pe Tinto 2021
Por Alykhan Karim
Co-fundador e CEO de Sonoma Market

Conheça os produtos da Sonoma.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário