zn6yrzqeof244av1vmbx

Vinho tinto é a melhor coisa que você pode beber?

Descubra! Vinho tinto é a cura de tudo? Essa noção seria fantasiosa se não fosse pelos inúmeros estudos louvando seus benefícios. O último deles: um estudo publicado no “Cancer Cell International” sugere que o vinho tinto reduz a propagação do câncer de pulmão. Fale mais do que queremos ouvir!Um dos coautores, Evangeliza Litsa Tsiani, disse que sua equipe examinou os efeitos do vinho tinto e do vinho branco em seis amostras com milhões de células de pessoas com câncer. O experimento foi refeito quatro vezes para assegurar que os resultados não foram casualidade.

Tsiani explicou que as amostras tratadas com vinho demonstraram “60% de inibição das células”. Tradução: o vinho reduziu drasticamente o crescimento da célula cancerígena. O efeito foi ainda maior com vinhos tintos (passe o Bordeaux!).

Para que mais o vinho tinto é bom? Sirva-se uma taça e leia:

1. Vinho tinto promove saúde cardíaca.

Estudos sugerem que um componente do vinho tinto chamado resveratrol funciona como um antioxidante, diminuindo os níveis de colesterol e evitando o entupimento dos vasos. O resultado: menos risco de desenvolvimento de diabetes e doenças do coração.

2. Reduz o risco de câncer de próstata

Uma pesquisa publicada na “Harvard Men’s Health Watch” descobriu que a quantidade de homens diagnosticados com câncer de próstata dentre os que bebem uma média de quatro a sete taças de vinho tinto por semana é a metade daquela dentre os que não bebem essa quantia.

3. Beber um pouquinho de vinho tinto regularmente mantém a tristeza longe

No ano passado, um estudo publicado na “BMC Medicine” descobriu que pessoas acima dos 55 anos de idade que bebem um copo de álcool por dia têm menos tendência a serem depressivas. Uma possível explicação: o resveratrol pode ter propriedades neuroprotetoras.

4. Mesmo que você coma uma tonelada, o vinho tinto pode adicionar anos a sua vida

Um estudo de 2006 da Harvard registrou que ratos em uma dieta de altas calorias viveram mais tempo quando consumiam resveratrol.

5. Vai tão bem com sua comida

A dieta mediterrânea, que experts dizem ser a mais saudável que existe, é praticamente sobre beber uma taça de vinho tinto com seu jantar todas as noites.

Não podemos dizer ainda que vinho tinto é uma carta na manga para a saúde, mas esses estudos são certamente encorajadores. Estamos torcendo por você esta noite, ciência.

Por Rachel Tepper*

  • Rachel Tepper é uma jornalista estadunidense com passagens pelas áreas de gastronomia dos jornais The Huffington Post e The Washington Post, além de outras revistas do setor. Atualmente é a editora de comida do Yahoo.

Conheça os melhores vinhos tintos na Sonoma.

 


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário