A Uva Alemã Da Itália

O nome em alemão assusta, mas essa uva é um sucessão de sabores. Conheça a uva alemã Gewürztraminer.O nome em alemão assusta, mas essa uva é um sucessão de sabores.

A gewürztraminer é uma uva de origem alemã, cujo nome pronuncia-se ga-verz-tra-mi-ner e significa uva apimentada do Tramin – uma cidade no norte da Itália que fala alemão.

Uma de suas principais características é o perfume, que proporciona um caleidoscópio de sensações.

Seu fruto é rosado e produz vinhos brancos de buquê único, extremamente aromático e de tipicidade marcante – podendo ser encorpado, seco ou doce. Os vinhos são mais doces e alcoólicos, mas com pouco ácido e com capacidade de envelhecimento rápido.

Por seu repertório de aromas, a gewürztraminer é indicada para iniciantes no mundo do vinho, mas deve-se atentar: caso os sabores não sejam sentidos, o vinho não é de qualidade.

Um bom vinho dessa variedade mostra o trabalho de seu produtor: é preciso controlar os sabores de gengibre, canela, lichia, pétala de rosas, manga e laranja, mas quando de baixa qualidade, nada disso é sentido.

Apesar das dificuldades em seu cultivo, a gewürztraminer é cultivada em diversos países, incluindo Itália, Alemanha, Chile, África do Sul, Austrália e nos Estados Unidos.

Escolha sua garrafa e delicie-se adivinhando seus aromas e sabores! Saúde!

Por Sonoma Brasil

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário