Descubra como identificar um vinho ácido e o prazer de degustá-los!

A acidez está entre um dos principais elementos dos vinhos, já que, junto ao tanino e ao álcool, ajudam a dar harmonia à bebida. É função também da acidez dar mais frescor ao vinho, ajudando até mesmo a saciar a sede e prolongar funções gustativas.

Um dos grandes desafios dos produtores de vinhos é saber o momento certo da colheita das uvas, pois ao atingirem a maturidade, as frutas perdem gradativamente sua acidez e ganham mais açúcar, o que pode desequilibrar a bebida, tornando-a mais doce do que ácida e refrescante.

No geral, vinhos brancos são sempre ácidos, qualidade perceptível logo no primeiro gole de uma versão de qualidade. Se for amargo ao invés de ácido, o vinho branco pode ser considerado automaticamente defeituoso.

É fácil identificar se um vinho é ácido ou não. A acidez é sentida na lateral da língua, deixando-a mais sensível. Além disso, ela também tende a estimular a produção de saliva na boca. Portanto, se tomar um vinho e esse for o resultado, já se pode dizer que a bebida é ácida.

Justamente por provocar essa sensação é que os vinhos ácidos, sobretudo os brancos, são servidos antes das refeições: eles estimulam o paladar e o desejo pela comida.

Além dos fatores que envolvem o paladar, a acidez também é fundamental para designar a qualidade do vinho: versões sem ácido estragam rápido, enquanto as com elevada taxa de acidez não proporcionam prazer à boca. Um bom vinho, seja ele branco ou tinto, sempre terá uma acidez equilibrada.

Por Sonoma Brasil


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário