alentejo

Alentejo – Famosa por suas vinícolas e vinhos

A região do Alentejo, em Portugal, é famosa por suas vinícolas e vinhos.

A região do Alentejo, em Portugal, é famosa por suas vinícolas e vinhos. Curiosamente, não se sabe ao certo quando a cultura da bebida começou no local. Sabe-se apenas que, quando os romanos chegaram pelo sul de Portugal, por volta de 31 a 27 a.C., a produção de vinho já fazia parte da cultura regional.

Hoje, depois de uma história com muitos altos e baixos, a fabricação de vinhos se desenvolve a passos largos no Alentejo.Já foram criados vários projetos, como o PROVA (Projecto de Viticultura do Alentejo), que implementou um estatuto de qualidade nos vinhos da região, e o CVRA (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana), que certifica e regulamentação vinhos do Alentejo.

A enologia da região se tornou moderna a partir da década de 1980, possibilitando a produção de vinhos mais atraentes, que rapidamente caíram no gosto dos europeus e, depois, conquistaram o restante dos admiradores da pelo mundo.

Dentre as principais castas de uvas da região, estão a Trincadeira, a Alicante Bouschet e Aragonez, utilizadas na fabricação de vinhos tintos mais encorpados e intensos, com taninos marcantes e aroma frutal.

O Alentejo também possui vinícolas com castas brancas, como a Antão Vaz, a Arinto e a Roupeiro, que resultam em vinhos brancos mais suaves, refrescantes e agradáveis, com aromas de frutos tropicais.

A intensa produção de vinhos no Alentejo rendeu à região outra atividade que cresce constantemente: o enoturismo.

É possível fazer passeios por plantações pela Rota dos Vinhos, sessões de degustação, visitar centros históricos e adegas famosas da região, sendo que algumas vinícolas oferecem até mesmo hospedagens.

Por Sonoma Brasil

Compre os melhores vinhos portugueses

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário