Barolo

O Barolo é um vinho produzido na Itália, próximo à cidade de mesmo nome na região do Piemonte. Ao lado do Brunello di Montalcino, é um dos vinhos tintos mais nobres do país, chegando a ser conhecido como o “Rei dos Vinhos e o Vinho dos Reis”.

A uva que dá origem ao Barolo se chama Nebbiolo, nome oriundo da palavra “nebbia”, que significa “neblina”, a mesma neblina que encobre as parreiras no tempo de colheita dessa uva, em outubro.O processo de produção do Barolo (tipo de uva utilizada, plantio, colheita, fermentação e envelhecimento) está certificado pela DOPG (Denominazione di Origine Protetta e Garantita), reconhecida no mundo inteiro como uma das certificações mais exigentes.

Seu sabor intenso e sua coloração vermelha profunda fazem do Barolo um vinho tinto de muita elegância e personalidade, com graduação alcoólica de 13%. Ameixa, alcatrão, figo e alcaçuz são apenas alguns dos aromas encontrados em uma boa safra de Barolo.

Um pouco ácido, por causa dos taninos, tem esta característica suavizada pelo envelhecimento: em cinco anos (dois deles em barril de carvalho), o vinho tinto alcança o amadurecimento e status de “Riserva”.

Para apreciá-lo em toda a sua plenitude, aconselha-se servir o Barolo apenas com pães e queijos, como o Parmiggiano, Reggiano, Gorgonzola picante ou Asiago.

Para acompanhar refeições, os melhores pratos são carnes vermelhas e de caça, além de massas e risotos.

Entre as marcas, o Barolo Marcenasco, da vinícola Renato Ratti, foi eleito pela revista Wine Enthusiast como o melhor Vinho do Ano de 2010.

Por Sonoma Brasil

O melhor lugar para comprar vinhos italianos é na Sonoma.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário