Bordeaux

A região que dá origem a vinhos de alta qualidade, um dos mais apreciados no Brasil.

O nome Bordeaux pertence aos vinhos de alta qualidade produzidos na região de mesmo nome, na França. A fabricação de vinho em Bordeaux remonta ao início da era Cristã, quando os vinhedos começaram a ser cultivados para abastecer os soldados da ocupação romana sobre Saint-Émilion.

Hoje em dia, a região dá origem tanto a vinhos simples como aos mais sofisticados, alternando com a Itália o título de maior produtor mundial de vinho tinto.

Com um clima oceânico e solo umidificado naturalmente pela presença de muitos rios, Bordeaux tira proveito das condições ideais para o cultivo de vinhedos: são 13 mil propriedades em aproximadamente 100 mil hectares, produzindo mais de 660 mil garrafas de vinho por ano.

A uva mais cultivada em Bordeaux é a Merlot, seguida pela Cabernet Sauvignon, a partir das quais são produzidos tanto vinhos varietais (feitos com apenas uma casta de uva) como misturas entre as duas, além das castas Cabernet Franc, Malbec e Petit Verdot.

Dentre os vinhos origináros de Bordeaux, podemos destacar o Bordeaux Tinto e Superior, que devem ser consumidos ainda jovens, têm sabor frutoso e pouca influência de carvalho.

Outro vinho, que já pode ser classificado entre os melhores, é o Tinto Côtes de Bordeaux, elaborado principalmente a partir de Merlot.

É de Bordeaux também que veio a denominação “chateau”: originalmente adotado na Borgonha (em italiano, “cru”) seu significado define uma parcela dos vinhedos cujas características se repetem por muitas safras. Esta avaliação é feita a cada dez anos nas mais diferentes regiões.

Por Sonoma Brasil

Conheça nossos vinhos tintos


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário