Brut

Brut é uma das classificações utilizadas para designar o vinho espumante, tinto ou branco, que apresenta menos de 15 gramas de açúcar por litro. Atualmente, além de existir vinho branco e tinto brut, os espumantes também são classificados nessa categoria.

O primeiro brut fabricado foi um Champagne, no ano de 1874. Antes disso, a famosa bebida tinha uma doçura significativa que escondia uma das suas principais características, a acidez.

Quando terminou a Guerra Franco-Prussiana, Louise Pommery, dona da Champagne Pommery, decidiu pôr em prática um de seus antigos desejos, o de fabricar um espumante sem ou com o mínimo de açúcar, ou seja, brut.

Louise Pommery acreditava que o Champagne brut seria um produto inovador que geraria novas formas de consumo, não restringindo a bebida a ocasiões festivas como na época.

Para tornar seu desejo realidade, Louise Pommery mudou a forma de produção das uvas, implementando medidas como a garantia da qualidade da fruta e a maturação mínima, além de ter diminuído a produção da casta, estimulado a poda racional e a colheita no momento determinado.

Na época, o risco assumido por Louise Pommery era grande: o consumo de Champagne doce era alto, o que significada que o novo produto talvez não agradasse, e os gastos com o Champagne brut eram maiores.

No entanto, o Champagne brut foi um sucesso, quando lançado, conquistando principalmente os britânicos.

A bebida, inclusive, foi considerada um divisor de águas, tanto que a denominação brut não se limitou ao Champagne e hoje é utilizada para os demais vinhos como sinônimo de qualidade.

Por Sonoma Brasil

Os melhores espumantes você encontra na Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário