Chablis

Chablis é um vinho branco fabricado na região de mesmo nome, localizada no norte de Borgonha, na França. A área está sob AOC (Appellation d’Origine Contrôlée), o que proíbe a fabricação do vinho Chablis em outros países, fato que ocorria com frequência nos anos 70 a 90.
[et_bloom_locked optin_id=”optin_1″]
A única casta de uva utilizada na fabricação do vinho branco Chablis é a famosa Chardonnay, que também aparece no corte do Champagne e na produção de espumantes.Hoje, os vinhos Chablis são divididos em quatro hierarquias. A primeira dela é a Petit Chablis, utilizada para designar o Chablis mais leve, simples e jovem, ideal para ser consumido rapidamente.A segunda hierarquia é o Chablis, versão básica e acessível, mas com qualidade um pouco superior ao Petit Chablis. Esse vinho também é conhecido como Chablis AOC.

Já a terceira hierarquia é o Chablis Premier Cru, que possui qualidade superior. No rótulo do vinho branco Chablis Premier Cru há informações sobre o vinhedo de origem da bebida, para estabelecer seu produtor, já que são poucos os que fabricam um Chablis sob essa hierarquia.

A última categoria é a dos vinhos Chablis Grand Crus, que são mais caros, porém com qualidade excepcional, representando sempre um ótimo investimento.

Somente sete vinhedos receberam a classificação Chablis Grand Cru: Váudesir, Valmur, Grenouilles, Bougros, Les Preuses, Blanchots e Les Clos.

O Chablis Grand Cru se diferencia também na complexidade. Ele é mais encorpado, tem acidez marcante, além de ser bastante seco.

Por essas características, esse tipo de vinho é perfeito para ser harmonizado com pratos mais temperados.

Por Sonoma Brasil

Conheça nossos vinhos franceses

[/et_bloom_locked]

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário