Chenin Blanc

A Chenin Blanc é a principal uva da região do Loire, no norte da França.

A Chenin Blanc é a principal uva da região do Loire, no norte da França. Através dela são produzidos desde vinhos brancos secos até complexos vinhos de sobremesa, e também espumantes. O destaque é para os famosos vinhos Vouvray, que trazem a Chenin Blanc como uva emblemática.

Como a maioria das uvas brancas, a Chenin Blanc é bem sensível ao terroir. Apesar de nenhum lugar conseguir reproduzir a qualidade de sua terra natal, a Chenin Blanc também se desenvolveu em outros países, produzindo vinhos de qualidade. Se deu muito bem na África do Sul, onde é conhecida como Steen. Na América Latina, podemos citar sua presença em bons vinhos brancos argentinos, e tem tido sucesso também no Brasil.

É uma casta que traz muito frescor ao vinho, tendo uma boa acidez. Seu aroma principal é de pêssego branco, mas também traz notas de manga, abacaxi, damasco e flores brancas. Alguns enólogos dizem que o vinho de Chenin Blanc bem elaborado pode apresentar aromas suaves de aspargos. Para harmonizar, fondues de queijo ficam ótimos com vinhos de Chenin Blanc.

Por Sonoma Brasil


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.