Côtes du Rhône

A variedade de uvas abrigada em Côtes du Rhône na França! Descubra…Côtes du Rhône é a região vinícola da França espalhada ao longo do rio Rhône (em português, Ródano). Quem tem a oportunidade de visitá-la, depara-se com o difícil e ao mesmo tempo delicioso desafio de escolher entre as 13 rotas de vinhos da região.

Château Grillet, Gigondas, Hermitage ou Vacqueyras são apenas alguns nomes entre as rotas certificadas pelo selo AOC – Appellation d´Origine Contrôlée, que garante a qualidade controlada dos vinhos.

Desta decisão dependerá o tipo de vinho que irá encontrar: se já tem seus preferidos, é bom informar-se antes de começar a viagem.

Falando em vinhos, as variedades de uvas mais cultivadas na região são as tintas Syrah, Mourvèdre e Grenache, além das brancas Roussane e Marsanne.

A Côtes du Rhône está dividida em norte e sul. Por ser a única variedade certificada no norte, a Syrah é a grande estrela da região de Hermitage: um vinho bem estruturado, que precisa ser guardado por 10 anos e envelhecido por mais alguns.

Já Condrier é o berço da uva Viognier, que dá origem a vinhos brancos cujo diferencial é o aroma de floral e pêssego, pera e damasco, para serem degustados ainda jovens.

Ao sul do Rhône, encontramos vinhos tintos elaborados a partir de até 23 uvas. Alguns exemplos são os que levam o nome da região, Côtes du Rhône, e têm sabor frutoso, corpo leve, pouco ácidos e taninos bem suaves.

Em Châteauneuf-du-Pape, a qualidade dos vinhos pode variar de semifinos a superfinos, chegando a apresentar 13 diferentes tipos de uvas em sua composição.

Grenache, Mourvèdre e Syrah são os destaques desta que é a sub-região mais prestigiada de Côtes du Rhone. De corpo estruturado e alto valor alcoólico, são vinhos complexos envelhecidos por muitos anos.

Por Sonoma Brasil

Conheça nossos vinhos franceses


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.