ESPUMANTE

Espumante: Convidado especial nas comemorações

Presença constante em festas, sobretudo nas de final de ano, o espumante é uma das bebidas mais consumidas quando o assunto é comemoração.

Mas você sabe ao certo o que é um espumante?

Todo vinho com alto nível de dióxido de carbono é um espumante. Esse dióxido de carbono pode ser obtido de duas formas: por fermentação natural feita na própria garrafa, método conhecido como “champenoise”, e fora dela, método batizado como “charmat”.

Atualmente, há vários tipos de espumantes, para todos os gostos. Quem aprecia vinhos secos pode apostar no brut.

Já o demi-sec é meio seco, enquanto o doce, como o próprio nome já indica, traz uma taxa elevada de açúcar, sendo, inclusive, um vinho perfeito para acompanhar sobremesas.

Além das sobremesas, o espumante também acompanha muito bem frutos do mar e pratos com alto teor de gordura, sobretudo as frituras.

Na hora de servi-lo, é recomendado utilizar taças com forma de tulipa alongada, também conhecida como flute. Além disso, o ideal é sempre servir o espumante gelado, com temperatura média entre 6 a 8 graus Celsius.

O motivo é simples: temperaturas muito baixas ou elevadas podem alterar o sabor do vinho ou acentuar sua acidez.

Vale lembrar que é preciso tomar cuidado na hora de gelar o espumante: nunca coloque a bebida no congelador, pois a pressão dentro da garrafa pode fazer com que ela exploda.

Para o espumante atingir a temperatura ideal, a garrafa deve ser colocada num balde com gelo e água por cerca de trinta minutos.

Por Sonoma Brasil

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário