MALBEC

Malbec – A Uva Que Conquistou os Paladares Mais Exigentes

Malbec

Originária de Cahors, nacionalizada na Argentina, a Malbec é uma das uvas mais conhecidas no mundo dos vinhos.A Malbec é uma das uvas mais conhecidas no mundo dos vinhos. Originária de Cahors, na França, esse tipo de uva foi chamado inicialmente de Cot, passando a ser conhecida como Malbec, anos depois.Curiosamente, atribui-se o nome Malbec a um produtor húngaro conhecido como Monsieur Malbeck, que era responsável por levar as mudas e uvas dessa casta para vendê-las na França.

Quando a Malbec ainda era utilizada na produção de vinho somente na França, a bebida era chamada de Vinho Preto de Cahors, devido à forte tonalidade da uva Malbec.

Um dos apreciadores do Vinho preto de Cahors era o czar Pedro, O Grande, que utilizava a bebida para curar todas as doenças que tinha, desde ferimentos até dores de cabeça.

Embora os vinhos Malbec ainda sejam produzidos na França e façam sucesso pela sua qualidade, os argentinos é que mais guardam reconhecimento internacional, com direito a vários prêmios.

O enólogo francês Hervé Joyaux-Fabre, por exemplo, já disse que a uva Malbec produzida em Mendonza é a melhor do mundo.

Além de Mendonza, a Malbec também é cultivada nas regiões de Salta, San Juan e na Patagônia, originando vinhos mais estruturados, com bom corpo e até mesmo com aroma de frutas maduras, no caso do vinho da Patagônia.

O Chile também cultiva a Malbec e tem se destacado na produção desse tipo de vinho, sobretudo as regiões de Colchagua e San Antonio, produzindo um Malbec mais encorpado e com taninos e acidez mais marcantes.

Por Sonoma Brasil

Os melhores Malbecs você encontra na Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário