PERLAGE

Perlage – A Importância das Borbulhas na Degustação de Vinhos

Perlage

Você já ouviu a palavra “perlage”? Perlage são as borbulhas de gás carbônico que se formam quando o espumante e o Champagne são servidos.Você já ouviu a palavra “perlage”? Perlage são as borbulhas de gás carbônico que se formam quando o espumante e o Champagne são servidos, e que se desprendem do fundo até a superfície da taça. O nome é masculino e singular (o perlage) e significa ‘colar de pérolas’, em francês.

Curiosamente, o perlage tem um papel fundamental no mundo dos vinhos. Além de caracterizar a bebida como espumante ou Champagne, o Perlage também ajuda a classificar a qualidade do vinho e a identificar as uvas utilizadas em sua fabricação.

Espumantes e Champagnes feitos com uva do tipo Chardonnay, por exemplo, possuem borbulhas mais delicadas e menores.

Já uvas como a Pinot Meunier e Pinot Noir, que também são comumente utilizadas na fabricação do Champagne, traz bolhas maiores e mais presentes.

O Perlage é dividido em três categorias, que ajudam a contar mais sobre a bebida. A primeira delas é o tamanho.

Nesta categoria, as borbulhas de gás carbônico são divididas em grosseiras, grandes, médias, finas e muito finas.

Já a segunda categoria diz respeito à durabilidade e persistência das borbulhas, que são divididas em evanescente, pouco persistente, suficientemente persistente, persistente e muito persistente.

Para designar a boa qualidade de um espumante ou Champagne, quanto maior a persistência das borbulhas, melhor será a bebida.

A terceira e última categoria diz respeito à quantidade de borbulhas do espumante e Champagne. Ela pode ser classificada como muito escassa, escassa, pouco numerosa, suficientemente numerosa, numerosa e muito numerosa.

Aqui vale a mesma máxima de quanto maior, melhor. Quanto mais borbulhas, melhor será a qualidade.

Por Sonoma Brasil

Conheça os vinhos do momento.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário