pinot noir

Pinot Noir – A Uva Que Conquistou o Mundo do Vinho

Uva tinta complexa e nobre, a Pinot Noir é provavelmente uma das mais famosas no mundo dos vinhos.

Uva tinta complexa e nobre, a Pinot Noir é provavelmente uma das mais famosas no mundo dos vinhos, além de ser utilizada também na fabricação de champagne, dividindo espaço com as uvas Chardonnay e Pinot Meunier.

Originária do sudeste da França, mais especificamente de Borgonha, a Pinot Noir sempre oferece vinhos tintos elegantes, frutados, doces e com taninos reduzidos, o que proporciona uma bebida com sabor agradável, conquistando a todos com facilidade.

Os vinhos de Pinot Noir são fáceis de serem harmonizados. As versões mais frutadas combinam perfeitamente com peixes e frutos do mar, enquanto os vinhos mais cheios acompanham muito bem pratos com carnes de caça, como o pato.

Sobremesas, principalmente as mais refrescantes, também podem ser harmonizadas com vinhos Pinot Noir.

A produção do vinho de Pinot Noir não é nada fácil. O motivo está no desenvolvimento da vinha desse tipo de uva, que exige uma temperatura certinha, pois a maturação da Pinot Noir ocorre de forma mais rápida, quando comparada a outras uvas.

Justamente pelas dificuldades e exigências climáticas, não é comum encontrar muitas regiões com produções destacadas de vinhos Pinot Noir.

Além de ser cultivada no sudeste da França, a Pinot Noir também se adaptou bem a algumas regiões da Itália, Estados Unidos, Nova Zelândia, África do Sul e Chile, onde a produção de vinhos Pinot Noir vem crescendo e se destacando no mercado internacional.

Por Sonoma Brasil

Conheça nossos vinhos


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário