Provença

Provença – Você Precisa Conhecer

Provença, região localizada no sudeste da França, tem uma longa tradição na fabricação de vinhos. A área produz tintos e brancos, mas os rosés são o símbolo e carro-chefe de Provença.

Mais de 80% dos vinhos produzidos em Provença são rosés, que têm como característica a leveza, taninos reduzidos, sabor e aroma de frutas, além da linda cor rosada.

Esse tom diferenciado do vinho rosé é obtido durante o processo de fermentação da bebida, no qual o suco da uva tinta fica em contato com a casca da fruta, durante um curto período, o que acaba por conferir também uma leve tanicidade ao vinho.

Além de ser fabricado com uvas tintas, os produtores de Provença utilizam a famosa técnica de corte no vinho rosé, misturando castas brancas e tintas na fabricação da bebida.

Dentre as castas de uvas de Provença estão as tintas Syrah, Grenache, Carignan, Tibouren e Mourvèdre. As uvas brancas Rolle, Ugni Blanc, Sauvignon, Clairette e Sémillon também são cultivadas na região francesa.

O clima de Provença é propício à produção dessas castas de uvas. Dias ensolarados são constantes em Provença, principalmente no verão, enquanto a primavera traz dias chuvosos. No outono, Provença recebe o vento Mistral, que ajuda a proteger os vinhedos contra doenças provocadas pela umidade, garantindo uvas saudáveis e de qualidade.

Todo vinho produzido em Provença, seja tinto, branco ou rosé, é certificado como AOC, que estabelece a Denominação de Origem Controlada. Isso significa que as bebidas da região cumprem um conjunto de normas de produção que asseguram sua qualidade.

Por Sonoma Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aprenda mais sobre o universo do vinho.

Cadastre seu e-email e receba atualizações notícias e promoções

Por favor, verifique seu email. Por favor, verifique sua cidade.
O que falam da gente

Quer saber mais da Sonoma? Clique em algumas destas matérias para saber mais sobre a empresa.

Close
© 2020 SONOMA. Todos os direitos reservados. Se beber não dirija. Aprecie com moderação. A venda de bebidas alcoólicas é proibida para menores de 18 anos.
Close