Reserva

O termo Reserva é utilizado para designar a qualidade de um vinho. Ele significa que o processo de produção da bebida é diferenciado e que o vinho foi envelhecido durante um determinado tempo, para atingir melhor corpo e estrutura.Na fabricação de um vinho Reserva são selecionadas as melhores uvas. Em algumas ocasiões, a maceração das frutas pode ocorrer por gravidade e o envelhecimento em barris de carvalho é obrigatório.

Para serem considerados Reserva, os vinhos têm de envelhecer pelo menos doze meses em barris de carvalho e mais dois anos na garrafa. Somente depois disso é que as bebidas podem ser comercializadas.

Justamente por esse processo de produção diferenciado é que os vinhos Reserva costumam ser mais caros.

Essa definição do termo Reserva é de origem espanhola, já que o país ibérico é um dos poucos que possuem legislação sobre o assunto.

Como em muitos países não há uma lei sobre o uso da palavra Reserva, alguns produtores utilizam no rótulo de seus vinhos o termo inapropriadamente, numa tentativa de vender mais.

Além do termo Reserva, outra palavra bastante utilizada nos rótulos é a ‘Reservado’, sobretudo nos vinhos da América do Sul.

Um vinho Reservado possui qualidade inferior ao Reserva, já que o processo de vinificação não é o mesmo para ambos.

Mas, isso não quer dizer que um vinho Reservado é ruim ou de baixa qualidade.

A diferença é que, quando comparado ao Reserva, o vinho Reservado é mais simples, sobretudo ao que se refere ao processo de fabricação.

Por Sonoma Brasil

Os melhores vinhos você encontra na Sonoma.


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário