Riesling – Alemã de Respeito

Para muitos, ela é a melhor casta de uva branca. Nascida na Alemanha, a Riesling é uma das uvas mais versáteis e famosas no mundo dos vinhos.

A maturação longa garante um elevado nível de acidez e pouco açúcar, mas, apesar do amargor, a Riesling é capaz de produzir um extraordinário vinho branco seco, semi-doce ou até o extremamente adocicado.

Normalmente, a Riesling é aproveitada puro, sem mistura (varietal) e não passa por barricas de carvalho.

O vinho de Riesling costuma ser aromático e encorpado, podendo ser servido jovem ou guardado por anos. O estilo varia de acordo com o tempo de guarda, que pode ser de cinco a 15 anos (seco), de dez a 20 anos (semi-doces), ou dez a 30 anos (doces), sendo encontrados ainda exemplares com mais de cem anos, em perfeito estado.

Quando colhida congelada, faz também maravilhosas bebidas para sobremesa.

Enólogos costumam dizer que os aromas da Riesling são únicos, entre minerais, como fósforo, alumínio, pólvora e ferro; frutas brancas, como maçã verde, damasco, pêra e pêssego; petroláceos, como diesel, querosene, petróleo e borracha; e florais, como pétalas de rosa, flores brancas e amarelas.

Apesar de preferir climas frios, a Riesling adapta-se com facilidade a temperaturas elevadas e prefere solos rochosos, graníticos e calcários.

As melhores uvas vêm da Alemanha, mas são cultivadas também na França, Áustria, Canadá e Austrália.

Tanto no Brasil quanto na Itália, há várias produções que levam o nome da uva, mas são feitas com sua variedade mais inexpressiva, a Itálica, inferior em qualidade em relação à variedade Renana.

Por Sonoma Brasil

Conheça os melhores vinhos na Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário