Conhece a Robert Parker’s Wine Advocate ?

A The Wine Advocate é uma publicação totalmente dedicada aos vinhos, sobretudo às críticas das bebidas.

Comandada pelo renomado crítico norte-americano Robert Parker, a revista é considerada uma das mais influentes do segmento.

Quando lançada, em 1978, a publicação foi inicialmente batizada como The Baltimore-Washington Wine Advocate. Somente mais tarde assumiu o atual nome.

Enquanto outras revistas do meio trazem vários anúncios publicitários, a Robert Parker’s Wine Advocate é famosa por não aceitar nenhum deles, tudo para garantir a imparcialidade da publicação, que virou referência por suas críticas.

A revista Robert Parker’s Wine Advocate chega a publicar mais de 7 mil críticas de vinhos por ano, utilizando um sistema de pontos criado pelo próprio Robert Parker.

Curiosamente, essas críticas têm o poder de estabelecer a performance econômica dos vinhos.

Quando bem avaliados pela publicação, a tendência é que o preço do vinho aumente, e seu consumo também.

O mesmo não acontece quando o vinho recebe críticas negativas da Robert Parker’s Wine Advocate. Há quem diga, inclusive, que a revista tem o poder de falir produtores ou encalhar garrafas quando dá notas baixas, o que Robert Parker considerada um exagero.

Fato é que a Robert Parker’s Wine Advocate virou uma espécie de guia de quais vinhos degustar ou não e quais valem o investimento.

Além disso, o trabalho realizado por Robert Parker e sua publicação acaba por divulgar descobertas do mundo dos vinhos, além de desmistificar os clássicos, o que acaba sendo de grande valia para os apreciadores da bebida.

Por Sonoma Brasil

Conheça os melhores vinhos do momento


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.