Rueda é um município da Espanha famoso pela produção de vinho branco.

A região, que pertence à província de Valladolid, é registrada como Denominação de Origem Controlada (DOC), o que assegura a qualidade dos vinhos brancos de Rueda.

A região espanhola fica em um planalto central e possui altitudes consideráveis, o que permite o cultivo de castas de uvas brancas mais ácidas e com boa mineralidade.
[et_bloom_locked optin_id=”optin_1″]
A principal casta de uva de Rueda é a Verdejo, que produz vinhos brancos bastante aromáticos, suaves e com corpo. A acidez equilibrada e um toque amargo são características registradas dos vinhos brancos feitos com essa uva.

De acordo com a Denominação de Origem Controlada, um vinho só pode ser considerado de Rueda se tiver pelo menos 50% de uva Verdejo.

Além da Verdejo, outras castas brancas também são utilizadas na fabricação de vinhos de Rueda: a Sauvignon Blanc e a Palomino, uva que é usada na produção de outro vinho branco clássico da viticultura espanhola, o Jerez.

Os vinhos brancos de Rueda são divididos em algumas categorias. A primeira delas é a Rueda Superior, que designa os vinhos brancos fabricados somente com a casta Verdejo.

A categoria Rueda é aquela em que os vinhos são produzidos através da técnica de corte com mescla das uvas Verdejo, Sauvignon Blanc e Palomino. Já a categoria Rueda Sauvignon designa vinhos fabricados com Verdejo e Sauvignon Blanc.

Dentre os principais produtores de vinhos brancos de Rueda está a Telmo Rodriguez, Bodega Los Curros, Viños Blancos de Castilla e Belondrade y Lurton.

Por Sonoma Brasil

Compre os melhores vinhos brancos na Sonoma

Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

[/et_bloom_locked]

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário