Sangiovese

Sangiovese é uma casta de uva tinta originária da Itália. Essa fruta é largamente cultivada na região central do país, mas a Toscana é a principal produtora dessa casta, que é utilizada em quase todos os vinhos fabricados na área.

Especula-se que o cultivo da Sangiovese na Toscana tenha começado quando a viticultura iniciou na região, antes da dominação romana, sendo estendida até os dias atuais.

Hoje, a Sangiovese possui diversas variedades que são famosas por render vinhos de alta qualidade.

Uma dessas variedades da Sangiovese é a uva Brunello, também chamada de Sangiovese Grosso.

Essa casta é utilizada na fabricação do vinho varietal Brunello di Montalcino, considerado um dos melhores e mais caros vinhos italianos.

Além do Brunello di Montalcino, a uva Sangiovese é usada na produção do vinho Chianti, um dos símbolos da viticultura italiana, bem como na fabricação dos vinhos Super Toscanos, que mesclam a Sangiovese com uvas francesas, como a Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Cabernet Franc.

O sucesso internacional dos Super Toscanos na década de 70 fez com que a casta de uva Sangiovese ganhasse fama em outros países, passando a ser produzida também fora da Europa.

Hoje, a Califórnia, que possui sólida atuação na viticultura, é umas das produtoras da Sangiovese, com destaque para a área de Sonoma County.

Além dos Estados Unidos, a uva Sangiovese também marca presença em viticulturas de países do Novo Mundo, como a Argentina, Chile e Austrália, que tiveram de adequar suas técnicas de cultivo para produzir uma Sangiovese de qualidade.

Por Sonoma Brasil

Conheça nossa variedade de vinhos


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.