Sangiovese

Sangiovese é uma casta de uva tinta originária da Itália. Essa fruta é largamente cultivada na região central do país, mas a Toscana é a principal produtora dessa casta, que é utilizada em quase todos os vinhos fabricados na área.

Especula-se que o cultivo da Sangiovese na Toscana tenha começado quando a viticultura iniciou na região, antes da dominação romana, sendo estendida até os dias atuais.

Hoje, a Sangiovese possui diversas variedades que são famosas por render vinhos de alta qualidade.

Uma dessas variedades da Sangiovese é a uva Brunello, também chamada de Sangiovese Grosso.

Essa casta é utilizada na fabricação do vinho varietal Brunello di Montalcino, considerado um dos melhores e mais caros vinhos italianos.

Além do Brunello di Montalcino, a uva Sangiovese é usada na produção do vinho Chianti, um dos símbolos da viticultura italiana, bem como na fabricação dos vinhos Super Toscanos, que mesclam a Sangiovese com uvas francesas, como a Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Cabernet Franc.

O sucesso internacional dos Super Toscanos na década de 70 fez com que a casta de uva Sangiovese ganhasse fama em outros países, passando a ser produzida também fora da Europa.

Hoje, a Califórnia, que possui sólida atuação na viticultura, é umas das produtoras da Sangiovese, com destaque para a área de Sonoma County.

Além dos Estados Unidos, a uva Sangiovese também marca presença em viticulturas de países do Novo Mundo, como a Argentina, Chile e Austrália, que tiveram de adequar suas técnicas de cultivo para produzir uma Sangiovese de qualidade.

Por Sonoma Brasil

Conheça nossa variedade de vinhos


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário