Sauternes

Sauternes é um vinho branco que leva o nome da região onde é produzido, na França.

Sauternes é um vinho branco que leva o nome da região onde é produzido, na França. Esse tipo de vinho tem como característica registrada o equilíbrio entre o doce e a acidez, sendo perfeito para harmonizar com sobremesas.

Essas características do vinho branco Sauternes são obtidas através da ação de um fungo microscópico, o Botrytis Cinerea, que tende a aparecer nas plantações com a chegada de setembro, época em que a umidade da região é elevada.

O fungo Botrytis Cinerea ataca as uvas brancas, gerando uma porosidade nas cascas das frutas. Como resultado, a água contida nas uvas evapora, deixando uma alta concentração de açúcar natural nelas. Esse processo, inclusive, foi batizado como ‘podridão nobre’.

O vinho branco Sauternes é considerado um dos mais caros. Um dos motivos disso está no fato de sua produção ser mais dispendiosa. Como o fungo Botrytis Cinerea age e se propaga de forma aleatória, a colheita das uvas brancas para fabricação do vinho Sauternes é toda manual e realizada em rondas, o que demanda maior gasto do produtor.

Dentre os vinhos Sauternes fabricados, o Château d’Yquem é considerado o melhor, pelos críticos, sendo, inclusive, o único classificado como Grand Premier Cru. Opções igualmente boas são o Monbazillac, Cadillac e Cérons, vinhos que são fabricados com as uvas Muscadet, Sauvignon Blanc e Semillón.

Além da doçura e acidez equilibrada, o vinho Sauternes possui aromas de nozes e amêndoas. Devido à cor âmbar da bebida, alguns apreciadores chamam esse tipo de vinho de ouro líquido doce.

Por Sonoma Brasil


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.