Sauternes Vinho Branco

Sauternes é um vinho branco que leva o nome da região onde é produzido, na França.

Esse tipo de vinho tem como característica registrada o equilíbrio entre o doce e a acidez, sendo perfeito para harmonizar com sobremesas.

Essas características do vinho branco Sauternes são obtidas através da ação de um fungo microscópico, o Botrytis Cinerea, que tende a aparecer nas plantações com a chegada de setembro, época em que a umidade da região é elevada.

O fungo Botrytis Cinerea ataca as uvas brancas, gerando uma porosidade nas cascas das frutas. Como resultado, a água contida nas uvas evapora, deixando uma alta concentração de açúcar natural nelas.

Esse processo, inclusive, foi batizado como ‘podridão nobre’.

O vinho branco Sauternes é considerado um dos mais caros. Um dos motivos disso está no fato de sua produção ser mais dispendiosa.

Como o fungo Botrytis Cinerea age e se propaga de forma aleatória, a colheita das uvas brancas para fabricação do vinho Sauternes é toda manual e realizada em rondas, o que demanda maior gasto do produtor.

Dentre os vinhos Sauternes fabricados, o Château d’Yquem é considerado o melhor, pelos críticos, sendo, inclusive, o único classificado como Grand Premier Cru.

Opções igualmente boas são o Monbazillac, Cadillac e Cérons, vinhos que são fabricados com as uvas Muscadet, Sauvignon Blanc e Semillón.

Além da doçura e acidez equilibrada, o vinho Sauternes possui aromas de nozes e amêndoas. Devido à cor âmbar da bebida, alguns apreciadores chamam esse tipo de vinho de ouro líquido doce.

Por Sonoma Brasil

Os melhores vinhos brancos você encontra na Sonoma


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

 

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário