SETÚBAL

Setúbal – Uma Experiência Inesquecível para o Seu Paladar

Setúbal – Sinônimo de Tradição

Setúbal, cidade portuguesa, tem longa tradição na fabricação de vinhos. A cultura de uvas da região, que também é conhecida como Península de Setúbal, começou antes mesmo de D. Afonso Henriques fundar o reino de Portugal.

Tamanha tradição no mundo dos vinhos tornou a Península de Setúbal referência de qualidade, tanto que a área recebeu denominação de origem e foi demarcada cedo, mais precisamente em 1908.

Dentre as castas cultivadas na região está a famosa moscatel, tipo de uva adocicada que é utilizada na fabricação do Moscatel de Setúbal, um dos vinhos mais famosos de Portugal.

O Moscatel de Setúbal é um vinho licoroso com alto teor de álcool e açúcar. Curiosamente, esse vinho é dividido em dois tipos: o branco, mais famoso e fácil de ser encontrado, e o roxo, fabricado com a casta Moscatel Galego Roxo.

A uva moscatel, produzida em Setúbal, também é utilizada na fabricação de espumantes mais adocicados, vinhos perfeitos para harmonizações com sobremesas ou para serem servidos como aperitivos.

Além da casta Moscatel, Setúbal também produz outros tipos de uva, como a Castelão, Chardonnay, Cabernet Blanc e Pinot Blanc, muito utilizadas na fabricação de vinhos brancos.

Já para os tintos, Setúbal tem as castas Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Pinot Noir.

Nomes como José Maria da Fonseca, Filipe Palhoça e Casa Ermelinda Freitas estão entre os principais produtores da região, além de Venâncio da Costa Lima, que ganhou o primeiro lugar no concurso mundial de vinho moscatel, com um Setúbal Reserva 2006.

Por Sonoma Brasil

Os melhores vinhos você compra na Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário