Sonoma Valley – Berço Californiano

Sonoma Valley é considerada o berço da indústria do vinho na Califórnia, cidade que é a maior produtora da bebida nos Estados Unidos.

A região é uma das AVAs, Áreas de Viticultura Americanas, de Sonoma County e ocupa lugar de destaque na fabricação de vinhos tintos e brancos.

A produção de vinho em Sonoma Valley remonta ao século XIX, quando as primeiras culturas de uvas e adegas começaram a surgir na região.

Ainda em desenvolvimento, a fabricação de vinhos em Sonoma Valley sofreu dois grandes impactos: a propagação da praga Filoxera, que destruiu boa parte das culturas, e a Lei Seca, que durou de 1920 a 1933.

Neste período, alguns produtores se viram obrigados a desativar a produção de vinhos, mesmo com a venda clandestina.

Apesar desses impactos, Sonoma Valley conseguiu se tornar uma das principais regiões produtoras de uvas dos Estados Unidos.

A área possui mais de 300 vinícolas que fabricam vinho em menor escala, e também fornecem uvas para a produção de vinhos finos e de alta qualidade.

Dentre as principais castas de uvas cultivadas em Sonoma Valley estão as tintas Merlot, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon e Zinfandel, assim como a Cabernet Franc e a Syrah, que resultam em vinhos estruturados.

Já no que se refere às castas brancas, a Chardonnay é o carro-chefe do cultivo de Sonoma Valley, abrindo espaço para a Sauvignon Blanc e a Pinot Gris.

Destaque também para a White Zinfandel, que produz vinhos rosé com aromas frutados mais simples e leves.

Por Sonoma Brasil

Conheça nossa variedade de vinhos.


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.