Tipos de Vinho – Saiba Quais São As Diferenças Entre Eles
Os vinhos tintos são os que passam mais tempo com a casca da uva. É esse contato com a casca que dá pigmentação à bebida, além de deixar os taninos, substâncias que causam sensação de adstringência na boca.
As uvas mais conhecidas para os vinhos tintos são Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Malbec, Sangiovese, Tempranillo e Syrah.
Os vinhos rosés podem ser produzidos de duas maneiras: deixando o mosto em contato com a casca por período menor que o vinho tinto e maior que o vinho branco ou misturando-se uvas tintas com uvas brancas.
As uvas mais usadas são Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Grenache, Merlot e Pinot Noir. Algumas uvas, como é o caso da chilena País, são rosadas e produzem naturalmente vinhos rosés.
Já os vinhos brancos podem ser feitos tanto com uvas brancas, como a Sauvignon Blanc, Chardonnay e Riesling, como com uvas tintas, caso do Zinfandel e Merlot.
O que diferencia os vinhos tranquilos dos espumantes é que os espumantes passam pela segunda fermentação, seja na garrafa ou no tanque. Esse processo faz com que adquiram o perlage, as bolhinhas tão características.
O espumante mais famoso é, incontestavelmente, o Champagne, produzido na região francesa homônima.
Vinhos do Porto e Jerez são os fortificados mais conhecidos. O que os diferencia dos outros tipos de vinho é que recebem uma quantidade de aguardente de uva.
Além de ganharem maior teor alcoólico, apresentam certa doçura incomum aos outros tipos de vinhos.
Conheça nossa variedade de vinhos