Touriga Nacional – Rainhas das Uvas

A uva Touriga Nacional e Touriga Portuguesa são a mesma uva: a rainha das uvas de Portugal é com certeza a mais difundida na terrinha do além-mar. Cultivada do Douro ao Alentejo, encontra na Região Demarcada do Dão seu habitat mais frutífero. Sua elaboração é variada, podendo-se produzir vinhos espumantes, vinhos tintos secos finos e até mesmo vinhos licorosos com a Touriga Nacional.

A uva Touriga Nacional adapta-se bem a diversos tipos de solo e é resistente à maioria das pragas que atingem os vinhedos, o que facilita o seu cultivo e também sua adaptação em outras regiões, inclusive no Brasil.

Os vinhos Touriga tem cor escura e intensa, e o aroma segue esta característica tanto na árvore (frutos e flores) quanto na bebida. Na boca, a rainha das uvas portuguesas é volumosa, estruturada e persistente.

O vinho da uva Touriga Nacional pode ser envelhecido por muitos anos, pois o contato com a madeira tende a estruturar sua complexidade aromática.

Nas refeições, assim como a Pinot Noir, a Touriga Nacional harmoniza bem com marreco, lombo, carneiro e pernil, além de saladas de palmito com tomate e cerejas.

Dentre as muitas vinícolas responsáveis pela produção de exemplares de alto nível, destacamos as seguintes marcas: Quinta do Cachão/Douro (Casa Flora), Só Touriga Nacional (Portuscale), Raquel Mendes Pereira/Dão (Malbec do Brasil) e Dal Pizzol (Vale dos Vinhedos).

O Brasil também importou a Touriga Nacional, aproveitando-a inclusive em cortes: neste caso, o destaque fica para o Quinta do Seival Castas Portuguesas 2005, da Miolo.

Por Sonoma Brasil

Os melhores vinhos você compra na Sonoma


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.