Vale Central do Chile – Anfiteatro de Plantações

Quinto maior exportador mundial de vinhos, o Chile está hoje entre os dez maiores produtores da bebida, em especial pelos vinhedos do Vale Central.
Enquanto o estreito país apresenta características contrastantes em seus 4.270 quilômetros de extensão, como salares, montanhas, vulcões, desertos e geleiras, no Vale Central outras particularidades, aliadas à produção tradicional, tornam o lugar especial.

Entre a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira da Costa, o Vale Central do Chile é um verdadeiro anfiteatro de plantações separadas em vários vales.

Os vales, por sua vez, têm características próprias, ditadas pela proximidade das águas do Oceano Pacífico e seus ventos frios, ou pela influência dos Andes, tornando cada um deles o berçário ideal para o cultivo de tipos diferentes de uvas.

Essas condições climáticas do Vale Central começaram a ser aproveitadas pela vitivinicultura no final no XIX, quando imigrantes gauleses deixaram a França para se instalar no Chile e começar a produção.

Foi nessa época também que chegaram a Cabernet Sauvignon, a Merlot, a Chardonnay, a Carignan, a Cinsault e a Carménère. Esta última, por exemplo, tem destaque de qualidade no Vale do Maule, a maior zona produtora do Vale Central e do Chile.

No Maipo, outra região do Vale Central, mais da metade da produção é de Carbernet Sauvignon, onde o Rio Maipo regula a temperatura e fornece a água que irriga as cepas, com suas raízes profundas que chegam até o solo rochoso, passando até pela superfície de argila aluvial.

A Cabernet Sauvignon vem também da região de Colchagua, no Vale de Rapel, onde o solo tem baixa atividade freática, é bastante rochoso e, combinado com a grande amplitude térmica, favorece uvas de sabor maduro e profundo.

Neste vale, há ainda a zona produtora de Cachapoal, cujo solo e clima são bem diferentes – assim como sua produção.

Outra área que merece destaque no Vale Central é o Curicó, mais ao sul. Apesar da localização, Curió não é a região mais fria, pois a Cordilheira da Costa é tão alta que barra os ventos frios.

No clima quente e úmido, os vinhedos de Carménère ganham destaque, desabrochando tão perfeitamente que são famosos no mundo inteiro. De lá saem garrafas para mais de 70 países.

Por Sonoma Brasil

Os melhores vinhos chilenos você encontra na Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário