Vale do Loire – Você Precisa Conhecer

Quer degustar um vinho apreciando uma paisagem cheia de castelos de contos de fadas e vilarejos encantadores?

Então, a dica é viajar para o vale do Loire, o rio mais famoso da França, considerado patrimônio mundial pela Unesco desde 2000.

Se você perguntar qual é o tipo de vinho característico desta concorrente de Bordeaux, eu responderia: todos!

Afinal, o Loire é uma das regiões vinícolas que apresenta a maior diversidade na produção da bebida dos deuses, contando com nada menos que 2000 anos de história vinícola.

Todos os aromas e sabores, todas as características e qualidades podem ser degustados a todo o momento, bastando entrar na adega de um produtor de vinhos do Loire.

À sua escolha, são mais de 1000 quilômetros espalhados pela topografia maestral, desde St. Nazaire até Nevers.

A denominação francesa para vinhos de boa qualidade é a AOC – Appellation d´Origine Contrôlée, e cada região tem sua uva certificada: Sauvignon Blanc e Pinot Noir no Central Loire, Cabernet Franc e Chenin Blanc ao redor de Tours, além de muitas outras consagradas, como a Cabernet Sauvignon, a Malbec, a Pinot Gris e a Chardonnay.

Entre os vinhos tradicionais produzidos nas sub-regiões do Loire, encontramos os brancos Muscadet, Quarts de Chaume, Bonnezeaux, Savennières e o indescritível La Coulée de Serrant; entre os rosés estão o Rosé D´Anjou e o Cabernet D´Anjou; entre os tintos, o destaque fica para o Saumur Champigny, feito a partir de Cabernet Franc, às vezes cortada com Cabernet Sauvignon e Pineau D´anuis.

No Brasil, encontra-se facilmente o tipo Chinon, outra variedade do Loire, produzida a partir da uva Cabernet Franc.

Por Sonoma Brasil

Os melhores vinhos você encontra na Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário