Anfora de Vinho

Vinho de ânfora é um vinho produzido com técnicas muito antigas, que retoma o estilo tradicional de produção de vinho dos nossos ancestrais.

O vinho de ânfora é um vinho produzido com técnicas muito antigas, que retoma o estilo tradicional de produção de vinho dos nossos ancestrais.

O método consiste em vinificar a bebida em ânforas de barro, que são enterradas no solo. As uvas são maceradas e fermentadas dentro das jarras de cerâmica, que são colocadas na terra para manterem a temperatura certa para a fermentação.

As ânforas são fechadas com cera de abelha e enterradas por 7 meses, onde os vinhos ficam fermentando, sem intervenção humana nenhuma. Depois desse tempo, os vinhos vão para tonéis, onde ficam cerca de 4 a 7 anos.

Os vinhos de ânfora são famosos por serem mais elegantes, minerais e terem taninos redondos. A explicação é que o material das ânforas, um barro cozido chamado terracota, transpira como um barril de madeira, mas não interfere no gosto do líquido.

Por isso, o vinho de ânfora é envelhecido sem a influência do sabor da madeira, resultando em uma bebida especial e única.

O processo de produção do vinho de ânfora remonta à Roma Antiga, e há registros de que já era feito há cerca de 2 mil anos.

Hoje, essa técnica está sendo resgatada por produtores, sobretudo na Europa, com o objetivo de produzir vinhos mais naturais e autênticos.

Nossa Indicação: Colonnara Anfora Verdicchio Dei Castelli Di Jesi Doc Classico 2017

Colonnara Anfora Verdicchio Dei Castelli Di Jesi Doc Classico 2017

Colonnara Anfora Verdicchio Dei Castelli Di Jesi Doc Classico 2017

Vinhedos em solos de origem marinha, com elevada presença de argila e areia. Sistema Guyot de cultivo.

Aromas de frutas frescas, como maçã verde, grapefruit e kiwi, com elegantes e delicadas notas florais. Na boca, é seco, fresco e saboroso, com bom equilíbrio e final persistente, confirmando as notas de maçã verde e um fresco e agradável final que lembra amêndoas.

Vinificado de maneira mais tradicional que o Lyricus, mostra-se um pouco mais complexo e com maior peso no meio de boca. A garrafa em formato de ânfora, cujo design é de 1953, tornou-se símbolo dos Verdicchio. A primeira safra foi a de 1964.

Colheita manual. Prensagem suave, limpeza do mosto e vinificação em tanques de inox, com controle de temperatura.

Harmoniza perfeitamente com peixes e frutos do mar, massas com molho branco e frutos do mar, mariscos, vegetais, carnes brancas, presunto defumado e queijos de cabra jovens.

Por Alykhan Karim
Co-fundador e CEO de Sonoma Market

Encontre os melhores vinhos na Sonoma


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário