Vinho do Porto – Simplesmente Único

Vinho fortificado e licoroso, o vinho do Porto é único, seja no sabor ou em sua fabricação. É produzido exclusivamente com uvas do Douro, região localizada no norte de Portugal, mas é armazenado e distribuído por Vila Nova de Gaia.

Ficou conhecido como “Vinho do Porto” porque é da cidade do Porto que ele é distribuído para todo o mundo.

O que faz o vinho do Porto ser tão diferenciado é seu sabor naturalmente mais forte e doce. Essas características são obtidas durante a fabricação da bebida: o processo de fermentação do vinho do Porto é interrompido logo no início, com somente dois ou três dias, pela adição de uma aguardente vínica (destilado feito com a uva).

Resultado? Um vinho com alto teor alcoólico e bem doce, já que parar a fermentação faz com que sobre açúcar residual das uvas. O Vinho do Porto é tomado como digestivo, com sobremesas ou queijos azuis.

Atualmente, existem vários tipos de Vinho do Porto. Um deles é o branco, vinho mais jovem com aroma frutado. É o único vinho do Porto que é caracterizado por ter vários graus de doçura, podendo ser extra seco, seco, doce e muito doce, também conhecido como lágrima.

Há também o vinho do Porto rosé. Como o próprio nome já indica, esse tipo possui cor rosada intensa, tonalidade obtida pela maceração leve das uvas tintas e não oxidação da bebida durante sua conservação.

Justamente por isso esse tipo de vinho do Porto é frutado, com apontamentos de framboesa, morango e cereja.

E também há o Porto tinto, que se caracteriza pelo maior tempo de oxidação, geralmente dois ou três anos a mais.

Por isso, o vinho do Porto tinto possui maior variação de cor, podendo até mesmo ter tons mais claros, como o âmbar/dourado.

Também tem os Reserva, vinhos tintos ou brancos que, em geral, ficam 7 anos envelhecendo em madeira, e tipos mais específicos (os LBV, os Tawnies Envelhecidos, os Colheita, os Vintage e os Crusted).

Por Sonoma Brasil

Compre os melhores vinhos na Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário