Vinho Orgânico – Mais Saudável

O vinho orgânico tem conquistado admiradores mundo afora. Além de ser mais saudável, a versão orgânica da famosa bebida é tida como mais saborosa e de alta qualidade.

Criado na década de 60 por produtores da Califórnia, nos Estados Unidos, o vinho orgânico se caracteriza por não ter produtos químicos em sua fabricação. Isso vale até mesmo para o cultivo das castas de uva, que não recebem agrotóxicos em momento algum.

A produção do vinho orgânico é, em parte, uma volta às antigas técnicas de cultivo agrícolas, buscando o equilíbrio com o meio ambiente, com as estações, com as fases da Lua, com a utilização de compostos naturais, de forma a evitar agressões ao solo.

Justamente por trabalhar só com produtos naturais, afirma-se que as castas de uvas orgânicas tenham um sabor particular e representem fielmente seu terroir, já que não receberam nenhuma intervenção química, gerando um vinho de qualidade e diferenciado.

Ainda em desenvolvimento, a indústria de vinho orgânico é jovem, embora movimente aproximadamente US$ 60 bilhões por ano, com presença nas principais áreas produtoras de vinho do mundo.

Além dos Estados Unidos, a Europa também produz vinho orgânico, como as francesas Chapoutier, famosa por seus vinhos Hermitage, e a Villaine, que produz o caro Romanée-Conti.

A produção de vinho orgânico também chegou à América do Sul. No Chile, a Viña Carmen é uma das representantes.

Na Argentina, a Bodega Santa Julia, da família Zuccardi, é totalmente sustentável e tem somente cultivos orgânicos. Já no Brasil, a Velho Museu – Juan Carrau produz vinhos Cabernet Sauvignon e Gewurztraminer orgânicos.

Por Sonoma Brasil

Na Sonoma você encontra excelentes vinhos orgânicos

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário