Vinho Tinto – Sucesso No Mundo Todo

O vinho tinto é um dos mais produzidos no mundo. Ele recebe esse nome, pois é feito a partir das uvas tintas ou pretas, aquelas com cascas com cor mais acentuada. Durante o processo de fermentação, a bebida adquire a tonalidade da fruta.

Além da diferença na cor, o vinho tinto também se distingue por outras características, como a incidência de taninos, composto fenólico que dá a sensação de ‘boca amarrada’, pouco açúcar e equilibrada acidez.

Dentre os vinhos tintos mais famosos está o Cabernet Sauvignon, conhecido por ser mais encorpado e maduro, com alto teor de tanino, o que permite que esse tipo de vinho possa ser envelhecido por muitos anos, ganhando uma textura mais suave com o passar do tempo.

Outro vinho tinto bastante conhecido é o Pinot Noir, que possui características diferentes do Cabernet Sauvignon, sobretudo no que se refere aos taninos, que aparecem em taxa reduzida.

Como resultado, o Pinot Noir é um vinho tinto macio e suave que traz notas frutais e florais.

Curiosamente, além de proporcionar excelentes degustações e harmonizações, o vinho tinto também é considerado um poderoso aliado na hora de cuidar da saúde devido à alta quantidade de polifenóis que possui, ativos conhecidos por ajudar a reduzir a pressão arterial, riscos de doenças cardíacas e derrames.

Os benefícios não param por aí: ao mesmo tempo em que previne doenças arteriais e cardíacas, beber vinho tinto também combate radicais livres, desacelera o envelhecimento das células e ainda reduz o risco de contrair doenças degenerativas.

Por Sonoma Brasil

Compre um excelente vinho tinto na Sonoma


Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.