Vinhos Estruturados – Já Ouviu Falar ?

Com certeza você já deve ter tomado um vinho que deixou sua boca mais seca, com certa sensação de adstringência.
Será um vinho estruturado?Com certeza você já deve ter tomado um vinho que deixou sua boca mais seca, com certa sensação de adstringência.

E, se havia alguém do seu lado habituado ao mundo da enologia, provavelmente essa pessoa deve ter dito que o vinho era “estruturado”.

Na realidade, os vinhos estruturados são aqueles em que o tanino se sobressai mais, talvez por ser o próprio estilo da bebida, ou por serem vinhos novos.

A substância, obtida da casca e das sementes da uva, com o tempo vai passando por um processo natural de oxidação.

Portanto, quanto mais novo o vinho, mais concentrado será o tanino, e com o tempo, mais aveludado e suave – apesar dos vinhos estruturados serem sempre mais encorpados do que os não tão bem estruturados.

Os mais tânicos são os tintos e alguns rosés produzidos através da maceração, onde o tanino é formado.

Vinhos estruturados são mais pesados, mais encorpados e dão uma certa sensação de adstringência – a mesma coisa que sentimos quando comemos, por exemplo, uma banana verde que “amarra” a língua.

Entre alguns dos vinhos estruturados mais conhecidos, estão os das castas Malbec, Syrah e Cabernet Sauvignon, sendo esta última considerada a rainha das uvas tintas.

Além do tanino, um vinho estruturado deve ter boa presença de álcool e acidez, e ser um vinho que pesa mais na boca. Como os vinhos estruturados ressecam mais as papilas gustativas, geralmente harmonizam bem com comidas mais gordurosas ou “molhadas”.

A combinação com sabores fortes não apaga, mas enaltece as qualidades da bebida e do alimento. Este é o objetivo da harmonização.

Como a degustação não envolve apenas o paladar, mas também o olfato e a visão, despertando memórias e analogias, quanto mais equilibrada a estrutura do vinho, mais próxima de seu objetivo: proporcionar momentos de puro prazer, através de uma arte milenar de transformar uvas em um verdadeiro néctar.

Por Sonoma Brasil

Os melhores vinhos você encontra na Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário