Zinfandel – A Verdade

ZINFANDELZINFANDEL

Zinfandel – Saiba a Verdade

A maioria das pessoas ainda pensa que a Zinfandel é uma variedade nativa da Califórnia, maior região vitivinícola dos Estados Unidos.

A verdade é que a uva Zinfandel era originalmente croata.

Chamada de “Crljenak Kaštelanski” em sua terra natal, passou muito tempo perdida e a Zinfandel, como a conhecemos hoje, ganhou o mundo em garrafas vindas da Califórnia.

A cepa se adaptou tão bem ao solo e ao clima da Califórnia, que a região se tornou a primeira produtora do mundo.

A Zinfandel é a casta que predomina em oito regiões da Califórnia, de Mendocino Lake e Sonoma, no norte do estado americano, às regiões central e sul.

Além disso, ela é cultivada em outros estados norte-americanos e em diversos países, como Austrália, África do Sul, Nova Zelândia, Chile, Argentina, França, Itália e, tradicionalmente, Croácia.

A partir da década de 70, descobriu-se que era possível fazer Zinfandel branco a partir da variedade tinta da uva, versão bem mais doce e suave.

Para isso, antes de ser iniciado o processo de fermentação, era preciso que o mosto fosse separado da casca da uva, responsável pela pigmentação e sabor robusto no vinho.

No tinto, a “picância” característica é envolvida por toques frutados, principalmente as frutinhas vermelhas e cerejas escuras. Na taça, a bebida é tão escura que chega a beirar a cor preta.

As harmonizações mais clássicas do vinho de Zinfandel são com hambúrguer com molho “barbecue” ou steak bovino.

Por Sonoma Brasil

Encontre os melhores vinhos na Sonoma

Leave a comment

Your email address will not be published.


*