Magnum is the new black

Tendência nos últimos anos, o formato Magnum de garrafas de vinho, “is the new black”, veio pra ficar.

As garrafas Magnum tem capacidade de carregar 1500ml, ou seja, o dobro de uma garrafa de vinho padrão (750ml).

Além de impactante e generosa, perfeita para compartilhar com convidados especiais,  este formato traz ainda benefícios técnicos à guarda e qualidade do vinho.

Sabemos que as rolhas não são totalmente herméticas e que uma pequena quantidade de oxigênio penetra na garrafa, evoluindo a bebida com o tempo. A garrafa magnum expõe o dobro da quantidade de vinho comparado a uma garrafa padrão, mas com um nível de preenchimento (ullage) que não varia muito entre os formatos.

Portanto, podemos concluir que a garrafa Magnum proporciona um envelhecimento mais lento e prolongado, mantendo o vinho mais fresco por mais tempo, enquanto a convencional apresentará uma evolução mais breve.

Vamos provar?

O momento é mais que oportuno, seja para apreciar agora ou destinar à guarda. Pouco a pouco e com muita responsabilidade estamos voltando a nos reunir com familiares e amigos queridos.

Por quê não celebrar a vida, o presente e o futuro em grande estilo, em formato Magnum, the new black?

Nossas recomendações:

CX7A1267

Esporão Reserva Tinto 2017 (1,5L) 
Alentejo, Portugal

Encorpado e sedutor, este tinto alentejano é um blend das castas Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira e Cabernet Sauvignon, assinado pelo enólogo australiano radicado em Portugal há mais de 15 anos, David Baverstock. Com passagem por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, oferece ao olfato aroma de geleia de morango, licor de cassis, especiarias e um toque de baunilha, com instigantes notas terrosas que convidam o paladar a uma experiência intensa entre frutas negras, taninos firmes e excelente acidez, evidenciando seu belíssimo potencial de guarda.

 

 

 

 


CX7A1261

Quinta do Crasto “Flor de Crasto” Tinto 2019 (1,5L)
Douro, Portugal

Lindo cartão de visitas da renomada Quinta do Crasto, este vinho do Douro entrega cativantes notas de cerejas frescas, licor de amora e tomilho, com taninos macios de fruta bem madura. Perfeito para compartilhar entre amigos especiais, boa conversa, pizza ou um galeto assado com batatas ao murro regadas com azeite extravirgem.

 

 


CX7A1279

Herdade do Esporão “Monte Velho” Tinto 2017 (1,5L)
Alentejo, Portugal

Dos vastos horizontes do Alentejo e com o savoir faire da Herdade do Esporão vem este versátil e delicioso Monte Velho, elaborado a partir da Touriga Nacional, Aragonez, Syrah e Trincadeira. Surpreende pela excelente tipicidade e incrível relação valor x qualidade, com ricos aromas de frutas bem frescas, como groselha, jabuticaba e amoras, com um sutil defumado. Em boca combina frescor e um toque aveludado que conquista o paladar e convida a próxima taça. Um Best Seller!

 

 

 


CX7A1251

Roquette & Cazes Douro Tinto 2018 (1,5L)
Douro, Portugal


Paixão e talento pelo vinho que uniu a Quinta do Crasto e o Château Lynch-Bages, ícones do Douro e de Bordeaux! Cumplicidade que resultou em um elegante blend de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, que evoluiu por 18 meses em barricas de carvalho (as mesmas usadas no château, em Bordeaux).

Após decantar por cerca de uma hora, revela aromas de castanha grelhada, alcaçuz, amoras maduras, menta e baunilha defumada, com notas de cassis e um toque de caramelo. Impecável estrutura, com taninos macios e uma acidez vibrante tornam este tinto uma experiência memorável.

 

 

 

 

Outros nomes e formatos

Com exceção da Magnum (grande, em latin), da Piccolo (pequeno, em italiano) e da Sovereign, criada pela Taittinger exclusivamente para o MS Sovereign (o maior navio de cruzeiro na década de 1980), as diferentes nomenclaturas para os outros formatos foram inspirados em personagens do Velho Testamento bíblico.

  • 187 ml Um quarto, ou Piccolo
  • 375 mlMeia garrafa
  • 750 ml – Padrão
  • 1,5 litro – Magnum
  • 3 litros – Double Magnum, ou Jeroboão (Espumantes)
  • 4,5 litros – Reoboão (Espumantes) ou Jeroboão (Borgonha)
  • 5 litros – Jeroboão (Bordeaux)
  • 6 litros – Imperial, ou Matusalém (Espumantes)
  • 9 litros – Salmanaser
  • 12 litros – Baltazar
  • 15 litros – Nabucodonosor
  • 18 litros – Salomão, ou Melquior
  • 26,25 litros – Sovereign
  • 27 litros – Golias, ou Primat
  • 30 litros – Melquisedeque, ou Midas

 

Um brinde em dobro, saúde!
Equipe Sonoma Market

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário