Merlot

É da região de Bordeaux, no sudoeste da França, que encontramos as origens da uva Merlot.

Ao lado de outras cinco uvas, a Merlot é utilizada para produzir os famosos vinhos tintos da região, consagrados por seu sabor equilibrado.

No Brasil, a uva Merlot aportou no Rio Grande do Sul junto com os imigrantes, no início do século XX, e desde então o Estado lidera a produção nacional.

Por ser a preferida dos pássaros conhecidos como melros (merle em francês), a uva tinta de cor violeta azulada ganhou o nome, que batizou, por sua vez, o vinho.

Um vinho famoso, que gera muitas controvérsias, pois ninguém sabe ao certo qual a melhor maneira de cultivar, ou quanto tempo a uva deve maturar, e nem ao menos qual o melhor período para sua colheita.

O fato é que a uva Merlot amadurece muito rápido, até mesmo duas semanas antes da Cabernet Sauvignon, por exemplo.

À parte das discussões, é possível determinar as características gerais a inundarem o paladar dos amantes do Merlot. Uma sensação macia e aveludada na boca inicia a degustação da bebida.

O corpo médio apresenta acidez e álcool de maneira equilibrada e os taninos presentes são redondos no sabor.

Por ser tão equilibrado, o vinho feito da uva Merlot é ideal para ser tomado solo, mas esta vantagem não exclui sua compatibilidade com inúmeros pratos.

Risotos, massas recheadas, escalopes com molhos clássicos, além de receitas da cozinha árabe, como lentilhas, ou mesmo comida tailandesa, especialmente as mais picantes, podem ser servidos com uma boa garrafa de Merlot.

Falando nisso, entre as grandes marcas, encontramos Merlots impecáveis sob nomes como: Castello di Ama, Má Partilha, Morgenhof, Matanzas Creek ou Ch. Palmer.

Por Sonoma Brasil

Encontre os melhores Merlots na Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário