tucceqiwtppbdqxgmdji

Cogumelos: sabor e nutrição juntos

Cogumelos: sabor e nutrição juntos
Se você ainda não acrescentou cogumelos em suas receitas, você está perdendo bem mais do que sabor.

Se você ainda não acrescentou cogumelos em suas receitas, você está perdendo bem mais do que sabor.

Encontrados em diferentes culinárias, como a italiana e japonesa, são muito saborosos e, ainda, possuem propriedades benéficas à saúde.

Os cogumelos vêm sendo cultivados há centenas de anos por diversas civilizações ao redor do mundo. São inúmeras as variedades, sendo elas mais consumidas em recheio de pizzas, quiches e risotos. Os cogumelos – diferente do que muitos acreditam – não são legumes, vegetais ou verduras, pertencem a família dos fungos. E para quem pensa que existem poucos tipos de cogumelos, engana-se. Existem milhares de espécies comestíveis no mundo, entre os mais conhecidos o Shiitake, Shimeji, Champignon de Paris, Portobello e Porcini – sendo este último considerado o mais “gourmet” de todos. Os Porcinis são de origem italiana e ideais para molhos, risotos e qualquer tipo de massa.

Ainda pouco consumido no Brasil, os cogumelos trazem muitos benefícios à saúde, e o melhor, com o mínimo de calorias. Para começar, eles têm três vezes mais ácido fólico – indispensável para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina – do que o brócolis e o espinafre. Bem nutritivos, são ricos em vitaminas do complexo B, fundamentais para a saúde mental e emocional; proteínas; fósforo, que é fundamental para ossos e dentes; e fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Tudo isso com a vantagem de conter pouca gordura. Inclusive, eles são usados em muitas dietas como auxiliadores no emagrecimento e no controle do colesterol.

Eles podem ajudar na prevenção de doenças

Pelo fato de apresentarem altos teores de ácido fólico, os cogumelos ainda podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e degenerativas como, por exemplo, o mal de Alzheimer. Também são considerados aliados em tratamentos complementares contra o câncer, hepatite, lúpus, entre outras doenças.

Com tantos benefícios à saúde, e ainda deliciosos, fica impossível resistir aos cogumelos, não é mesmo? Experimente acrescentá-los nas suas receitas e garanta mais sabor e saúde para a sua família.

Por Andressa D’Amatto

Conheça os produtos da Sonoma!

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário